Usado muito nas áreas de recursos humanos e administração, o benchmarking é um importante processo de análise de dados. Em um benchmarking compara-se ações, produtos e/ou serviços de concorrentes de uma organização para melhorar práticas, seguir tendências e inovar no processo de gestão organizacional.
A grande competitividade e a necessidade de oferecer sempre as melhores soluções faz com que as organizações estejam cada vez mais atentas ao seu nicho de mercado e o benchmarking é o processo ideal para manter as empresas mais estratégicas. Para utilizar esta ferramenta, lista-se os principais concorrentes quanto aos itens analisados e investiga-se quais as práticas mais comuns de cada concorrente escolhido.
Vale lembrar que para realizar a análise é preciso filtrar porte, verba, ramo e objetivo de todos os analisados para que os itens levantados sejam coerentes e alcançáveis. Além disso, um benchmarking é um processo contínuo e deve estar alinhado ao planejamento estratégico de uma empresa, ou seja, não adianta fazer por fazer, é necessário traçar metas e planos para que os dados da análise tragam resultados.