Ainda há muito o que conquistar em torno da diversidade de gêneros, mas, finalmente, as empresas estão adotando a inclusão do nome social e defendendo a identidade dos colaboradores transexuais, o que reflete o crescimento da inclusão em toda a sociedade.
Um dos acontecimentos que fortaleceu esta causa foi a autorização, por meio de um decreto assinado em 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff, do uso do nome social pela população LGBT nos orgãos do serviço público federal, como ministérios, universidades federais e empresas estatais.
Apoiar e reconhecer a identidade do trabalhador transgênero, junto de outras práticas que valorizam a diversidade, viabiliza um ambiente de trabalho positivo. Trata-se de preservar a personalidade do colaborador, de maneira que a pessoa se sinta reconhecida no gênero que se identifica, e respeitada ao exercer o direito de ser quem realmente é.
Criar programas e gerir a diversidade na organização envolve dificuldades e desafios, mas favorece bons retornos, como o engajamento do público interno e maior poder de atração de talentos.
Um case de preocupação com os colaboradores transexuais em empresa privada é a Catho. Em 2016, a empresa fez adequações de uso do nome social, passando a acolher melhor este público e lembrou: “Somos todos diferentes. Cada indivíduo com suas peculiaridades, raça, credo, política, valores e costumes, e todos merecem respeito. Apesar disso, em razão da identidade de gênero, a maioria das empresas segue distante do processo de inclusão e respeito à cidadania. Os transgêneros muitas vezes sequer chegam ao mercado formal de trabalho. O que temos visto é que essa discriminação às vezes é velada e o tratamento é diferenciado. Na contramão de muitas empresas, a nossa preocupa-se e respeita verdadeiramente as pessoas. Pensando nisso, fizemos algumas adequações para acolher ainda mais nossos colaboradores. Nossos colaboradores receberem seus crachás com seu nome social, assim como acesso ao sistema, e-mail, intranet e ramal, com isso estamos dando oportunidade para eles se mostrarem como são. Sabemos que é só o começo, mas entendemos que é um grande passo de nossa empresa!”