Veja dicas para gerenciar currículos de forma eficiente

Veja dicas para gerenciar currículos de forma eficiente

As empresas vêm entendendo cada vez mais a importância de investir em gestão de pessoas. Afinal, os profissionais são um dos ativos mais valiosos da operação. Por isso, os esforços para formar equipes especialistas e de alta performance não param. 

Logo, à medida que a organização abre novas vagas e amplia seu time, ela também recebe muitos candidatos em cada processo de seleção. Na rotina de um gestor de RH há vários desafios e um deles é: 

Como organizar e armazenar tantos currículos? 

Para os recrutadores, saber como gerenciar os currículos pode otimizar muito os processos seletivos. Com um banco de talentos acessível e organizado, fica mais fácil fazer a triagem dos currículos quando uma nova vaga for aberta. Afinal, você não precisa sempre começar todo o trabalho do zero, procurando por documentos dispersos ou até mesmo buscando por candidatos que podem até já estar disponíveis em seu banco. 

Nada de acumular centenas de currículos no e-mail e ter um banco de talentos descentralizado. Algumas medidas simples na gestão dos currículos podem lhe dar um respiro na hora de buscar e contratar o candidato ideal. Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

#1 Organize o recebimento de currículos

O primeiro passo, para reduzir o tempo de buscas por potenciais candidatos, é centralizar o recebimento de currículos. Um só local deve reunir todos os inscritos para a vaga e facilitar seu acesso à informação. 

Uma área específica do site da empresa para vagas, por exemplo, que direcione uma cópia do currículo para quem está responsável pelo recrutamento, ou um e-mail único para recebimento são alguns caminhos possíveis para centralizar as informações. Assim, você evita a perda de currículos e, consequentemente, a perda dos seus possíveis candidatos. 

Para otimizar ainda mais os resultados de inscrição de candidatos, é importante contar com um formulário padrão, que exija os dados essenciais para a seleção. Isso também ajuda a organizar seu banco de dados e a criação de filtros para selecionar os candidatos dentro dele.

Para facilitar ainda mais a rotina do recrutador, está disponível na Publicação de Vagas, solução da Catho Empresas, a opção de receber apenas um resumo diário de todos os currículos enviados naquele dia. Ou seja, eles ficam reunidos e disponíveis dentro da vaga específica e podem ser consultados a qualquer momento. Isso evita um e-mail sobrecarregado de currículos e ajuda muito na organização. Além disso, vale lembrar que as informações dos currículos é padronizada, seguinte o mesmo layout, o que ajuda a identificar os principais dados de maneira rápida. 

#2 Crie categorias para armazenar e gerenciar os currículos 

Algumas informações são imprescindíveis para realizar a triagem de currículos. Por isso, é importante criar categorias e subcategorias como conhecimentos técnicos, competências específicas e experiências anteriores. 

Se o cadastro de currículos é feito em uma plataforma ou em um site, a regra também é válida. Afinal, a busca pelo profissional ideal será mais fácil e rápida se você tiver filtros que apresentem somente os profissionais que têm o perfil dentro do que você espera. 

Outra forma eficaz de gerenciar currículos e o recebimento deles é armazenar em ordem cronológica, descartando ou solicitando a atualização de arquivos antigos.

Além disso, realizar uma varredura periódica também é fundamental para manter o banco de currículos organizado e com dados recentes. 

Crie categorias para armazenar e gerenciar os currículos

#3 Mantenha o banco de talentos atualizado

Receber novos currículos com certa periodicidade é fundamental para que os recrutadores tenham acesso a perfis atualizados em sua base.

Por isso, divulgar vagas, assim como desenvolver estratégias que reforcem a imagem positiva da empresa, são ações necessárias para manter um ritmo constante de recebimento de novos currículos. Apesar da necessidade de preenchimento de uma vaga ser normalmente pontual, alimentar seu banco de talentos constantemente é imprescindível para agilizar o processo de contratação

Assim, você manterá um banco de talentos rico e que servirá de insumo sempre que houver uma nova vaga na empresa, lhe dando mais tempo para atuar em outras questões estratégicas do seu RH. 

#4 Invista em tecnologia

Ter uma ferramenta online, que dê flexibilidade para pesquisar currículos a qualquer hora, com os filtros que você precisa, auxilia na gestão dos currículos. 

Além de concentrar o recebimento de inscrições e arquivos, ter uma plataforma eficaz também permite otimizar o tempo e ter pesquisas assertivas, que preencham as necessidades que a empresa t em ao buscar por um profissional. 

Gestão de currículos com a Catho Empresas 

A Catho Empresas conta com o Recrutamento Perfeito, um excelente recurso para quem quer economizar tempo e encontrar pessoas com o perfil ideal para as vagas. 

Com essa solução, você tem à disposição mais de 8 milhões de currículos e diversos filtros específicos para encontrar o profissional com mais agilidade. Entre as funcionalidades, está a gestão de currículos, que garante o gerenciamento online do processo seletivo, permitindo que você organize os currículos por pastas, envie mensagens aos candidatos, agende entrevistas e gerencie as vagas. Tudo isso de forma automatizada e rápida, garantindo mais eficiência para os processos e tempo para você sair da operação e atuar nas camadas mais sensíveis da gestão de pessoas. 

Agora que você já sabe como gerenciar currículos, ficará mais fácil realizar as próximas contratações, certo? Então, não perca tempo! Se organize, aprenda a gerenciar currículos e ganhe agilidade na hora de realizar um recrutamento eficaz!

Quer ajuda para este desafio? Conte com o Recrutamento Perfeito, a solução ideal para quem procura otimizar o tempo e ter mais assertividade na escolha de candidatos!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.