Vivemos uma era de transformação digital, na qual avanços surgem em um ritmo altamente acelerado, impactando os mais diversos setores. Nesse sentido, a área de RH (Recursos Humanos) está entre as que mais evoluíram com a inserção de novas tecnologias — a exemplo do e-recruitment.
Também chamado de “recrutamento online”, é possível defini-lo como um processo seletivo via internet, em que são utilizadas ferramentas digitais para buscar e contatar talentos.
Quer entender o conceito mais a fundo? Nas próximas linhas, vamos explicá-lo, destacando os seus benefícios, como implementá-lo e, inclusive, de que forma a Catho pode se tornar uma parceira estratégica nesse sentido. Boa leitura!
O que é e-recruitment?
As metodologias mais convencionais para a condução de processos de recrutamento e seleção (R&S) normalmente demandam muito tempo e um volume significativo de papéis.
No entanto, em meio a um contexto em que a otimização e a digitalização ganham cada vez mais força — e, consequentemente, a cultura paperless se torna ainda mais valorizada —, as empresas têm preferido apostar em tecnologias novas. É o caso do e-recruitment (ou “recrutamento digital”).
Em termos simples, estamos falando de um software de R&S que disponibilizar ferramentas e recursos tecnológicos estratégicos provenientes do ambiente online para atrair, entrevistar e admitir profissionais. Ou seja, trata-se da contratação de capital humano exclusivamente pela Internet.
O método, que já está consolidado no mercado, gera ganhos ao tornar os processos seletivos mais eficientes e menos onerosos. Além disso, na prática, o e-recruitment possibilita um amplo alcance de talentos com potencial para o preenchimento da posição em aberto, o que acelera a admissão e eleva a precisão.
Quais são os benefícios do e-recruitment?
Complementando o tópico anterior, além da otimização dos mais diversos estágios dos processos de R&S, com a aplicação do e-recruitment, é possível tirar proveito de inúmeras vantagens. A seguir, elencamos as principais!
Centralização dos processos de recrutamento
Com o uso do e-recruitment, todas as fases do processo de recrutamento e seleção são centralizadas — da aplicação de testes online à realização de dinâmicas de grupo no meio digital, por exemplo. Assim, o departamento de RH consegue acompanhá-las em tempo hábil.
Inclusive, a partir dessa facilitação do gerenciamento, torna-se viável manter um histórico de cada profissional. Na prática, isso é interessante, por exemplo, quando é preciso contatar um candidato para informá-lo da descontinuação da sua participação na seleção, preservando uma imagem institucional positiva.
Afinal, esse feedback ágil transmite a mensagem de que existe consideração por parte da empresa em relação aos talentos.
Manutenção de um banco de currículos
A partir da implementação de um software de R&S, o setor de RH tem a oportunidade de manter um banco de currículos online, sem a necessidade de imprimi-los e arquivá-los. Então, sempre que novas vagas surgirem, será possível consultá-lo rapidamente, pois os dados dos profissionais já estarão disponíveis.
Ou seja, do mesmo modo que outros métodos — como o marketing de recrutamento, que torna o processo mais estratégico, inteligente e espontâneo —, o e-recruitment facilita a filtragem de talentos. Afinal, acessando o sistema, o recrutador poderá encontrar candidatos com um perfil previamente definido e que já foram submetidos aos testes aplicados no R&S, o que acelera a identificação de profissionais alinhados à nova posição.
Economia de tempo
O tópico anterior está estreitamente associado à economia de tempo. Inclusive, a preparação de toda a papelada para a divulgação de uma vaga manualmente já é uma prática considerada ultrapassada.
O e-recruitment torna todo o processo seletivo muito mais ágil, justamente porque, além de viabilizar o anúncio da posição em aberto de forma rápida, bastando haver conexão com a internet, permite a recuperação de arquivos.
Ampliação da seleção e aumento da eficiência
Ambas as vantagens já foram brevemente mencionadas, mas vale a pena reforçar: um software de recrutamento “derruba as barreiras” físicas que potencialmente limitam a seleção. Ou seja, na prática, os recrutadores podem encontrar os talentos mais adequados à posição em aberto onde quer que eles estejam.
De certa forma, essa facilidade dialoga com a questão da eficiência. Afinal, com o e-recruitment, torna-se mais fácil acessar os candidatos a uma vaga e manter uma comunicação bidirecional. Inclusive, como resultado, as chances de acerto na contratação se tornam maiores, o que nos leva ao próximo benefício.
Diminuição dos custos
A diminuição dos custos também já foi destacada como uma vantagem da implementação do e-recruitment. O fato é que, na prática, é possível percebê-la em diversos aspectos — por exemplo, como resultado da redução das taxas de turnover, que, quando elevadas, envolvem altas despesas com desligamentos e novas admissões.
O mesmo vale para os candidatos que participam da seletiva. Afinal, como todo o processo é digital, os deslocamentos até a empresa para etapas presenciais se tornam desnecessários.
Como implementar o e-recruitment?
A implementação do e-recruitment pode ocorrer em fases ou de uma única vez. Nesse caso, a disponibilidade de recursos, como dinheiro e tempo, é o fator determinante. A seguir, elencamos algumas iniciativas essenciais para ajudá-lo na aplicação do recrutamento digital na empresa.
Elabore um planejamento estratégico
Toda mudança requer um planejamento. Além disso, nem sempre será viável migrar de uma vez só para o e-recruitment. Logo, elaborar um planejamento estratégico é decisivo para que o processo seja bem-sucedido.
Nesse sentido, é válido:
- determinar prazos para a substituição das soluções;
- estabelecer um cronograma;
- definir o escopo das vagas cujo preenchimento é mais urgente;
- decidir o perfil buscado nos talentos etc.
Use a tecnologia a seu favor
É válido destacar que tecnologia e e-recruitment são praticamente sinônimos no contexto de recrutamento e seleção. Afinal, lado a lado, ambos promoveram uma verdadeira revolução na forma de recrutar e admitir novos profissionais. Ou seja, estamos falando de uma tendência que veio para ficar. Portanto, é indispensável se adaptar.
Nesse sentido, para tornar os processos seletivos ainda mais ágeis e certeiros, é interessante contar com o suporte de uma empresa de tecnologia que funcione como um “classificado online”, disponibilizando diversas soluções e ferramentas de recrutamento. A Catho, por exemplo, é uma excelente alternativa, cujos diferenciais de destaque são:
- proposta de valor atrelada à velocidade;
- recrutamento ativo;
- assertividade.
Diante da era de transformação digital que estamos atravessando atualmente, rapidez, agilidade e assertividade tornaram-se palavras-chave nos processos institucionais. Nesse contexto, o e-recruitment ganhou um grande destaque por viabilizar que os profissionais do setor de RH alcancem uma visão mais abrangente do mercado e, a partir disso, disponham de uma base mais ampla de potenciais talentos.
A leitura foi produtiva? Então, aproveite para conferir também o nosso e-book que aborda as tendências de RH para 2023!