Ei, empresas de médio e grande porte: vocês PRECISAM contratar aprendizes. Ei, micro e pequenas empresas: vocês DEVERIAM contratar aprendizes.
Por lei, empresas de médio e grande porte devem ter entre 5% e 15% de jovens e adolescentes em seus quadros de funcionários. Acontece que cumprir a lei não é o único motivo para apostar em novos talentos. A contratação de Aprendizes ocasiona benefícios também para as companhias.
A Lei de Aprendizagem foi idealizada para solucionar uma importante questão social: proporcionar um caminho mais seguro para a inserção do jovem no mercado de trabalho e combater o trabalho infantil. Consiste em oferecer um processo educacional aos jovens, intercalando entre atividades teóricas e práticas voltadas para o desenvolvimento profissional. Segundo o regulamento, a contratação do Aprendiz deve ser feita em conjunto, entre empresa (empregador) e uma organização formadora com Programa de Aprendizagem. Jovens com idade entre 14 e 24 anos se enquadram no perfil.
Dentro de um Programa de Aprendizado, os jovens iniciam desempenhando atividades menos complexas e evoluem para as mais desafiadoras, com o objetivo da profissionalização gradual.
Para as empresas que contam com essa força de trabalho, as vantagens acontecem em diferentes âmbitos. Dentro do negócio, é benéfica a possibilidade de “moldar” um colaborador dentro do perfil mais adequado e de acordo com a cultura organizacional, visto que ainda não há formação profissional e vícios inapropriados trazidos junto com a bagagem de carreira.
Socialmente, as vantagens também são recompensantes. Em alguns casos, os jovens participantes são “resgatados” de más condições relacionadas à qualidade de vida. Um bom trabalho de desenvolvimento de aprendizes também tem o poder de colaborar na construção da personalidade moral e cultural deles, sendo que estimula valores como responsabilidade, cidadania e integridade.
Seja o primeiro a comentar em “A importância e vantagens de contratar Aprendizes”