O que NÃO será tendência de RH em 2020

O papel decisivo do capital humano no desempenho das organizações fica cada vez mais evidente. Por isso, o RH vem ganhando mais espaço no centro das estratégias para melhorar o desempenho dos negócios. Estar por dentro das tendências de RH para 2020 e também saber no que o setor não deve investir na próxima década é fundamental.

Isso porque é fundamental que o gestor de RH conheça os principais processos, competências e erros que podem distanciá-lo de um cenário de contratação completo e efetivo. Assim, é possível desenvolver estratégias e ações que colocam a empresa a par das expectativas e necessidades do mercado para se destacar como marca empregadora. 

Quer saber o que não fazer no setor de Recursos Humanos este ano? Continue a leitura e saiba mais.

Tendências de RH: o que não será aposta para o setor em 2020

1- Negligenciar as novas tecnologias

Investir em softwares que otimizem os processos de RH é fundamental para poupar tempo e recursos da empresa, além de permitir que ela se adapte à transformação digital cada vez mais intensa nos negócios.

Portanto, departamentos de RH que mantém suas atividades manuais e burocráticas até hoje, saem perdendo em todos os aspectos. Por exemplo, a triagem de currículos de forma manual não será tendência de RH em 2020, pois deixa sua empresa para trás em processos de recrutamento e seleção. Empresas que desejam sair na frente  irão buscar formas mais ágeis de resolver essa etapa baseadas em tecnologia, como o recrutamento online.

Leia também: Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente?

2- Deixar a experiência do colaborador em 2º plano

O colaborador é um recurso decisivo para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio. Uma empresa com profissionais desmotivados e selecionados sem critérios têm maiores dificuldades de reter seus funcionários e ter sucesso nos projetos.

A experiência do colaborador é o conjunto de impressões que o profissional tem enquanto trabalha em uma empresa – pense naquele conceito de experiência do cliente e imagine que, no caso do RH, o cliente é o profissional da empresa.

Powered by Rock Convert

As vantagens desse enfoque são muitas, para empresa e colaborador. Além de gerar mais oportunidades de engajamento e retenção de talentos, também proporciona mais qualidade de vida, mais satisfação do time e comprometimento com os resultados. Afinal, atualmente, os profissionais não buscam apenas bons salários. Mas, sim, alinhamento entre o propósito da empresa, reconhecimento, oportunidades de crescimento, ambiente colaborativo e inclusivo, entre outros aspectos.

Portanto, não levar em consideração a experiência do seu colaborador é algo a ser descartado em 2020.

3- Ignorar o trabalho remoto

trabalho remoto

Um levantamento feito pela consultoria de Recursos Humanos Randstad revelou que 7 de cada 10 brasileiros gostariam de trabalhar de casa ou em locais fora do escritório. Portanto, não pensar em trabalho remoto é ignorar uma das tendências – em muitos casos, uma realidade – mais presentes nos novos modelos de trabalho.

Implementar uma política de trabalho remoto na empresa pode ser muito benéfico para ambos os lados e lucrativo. Pesquisa da CandaLife aponta que 91% dos trabalhadores acreditam ser mais produtivos trabalhando de casa e apenas 35% dos colaboradores de empresas flexíveis pensam em deixar a organização no prazo de dois anos.

Não se adaptar a essa transformação na relação de trabalho nos próximos anos pode trazer prejuízos à transformação do seu RH em uma área mais estratégica, flexível e atenta às mudanças.

Tendências em RH para 2020

Agora que você já sabe o que NÃO fazer no RH em 2020, confira o último levantamento da Catho com as principais tendências para o setor neste ano. Você pode baixar o material completo aqui. 

Pronto, você já sabe quais medidas não serão tendências de RH para 2020 e também pôde conferir o que, sim, virá com tudo no setor neste ano. Continue a leitura no blog da Catho e descubra: como otimizar o tempo no recrutamento e seleção?  

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.