Por Access
Realizar ações sociais, além de ser um reforço positivo para a imagem institucional, pode ser um impulso para o aumento de receita. Um levantamento do Reputation Institute indica que atividades deste tipo têm um peso 41% maior nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma marca.
Contudo, essa é apenas uma das explicações para o sucesso de uma empresa que desenvolve estratégias de responsabilidade social. É preciso que a companhia incorpore a prática em sua filosofia organizacional, realizando ao menos uma iniciativa social por trimestre.
Atividades direcionadas a idosos em casas de repouso, mutirões em escolas e arrecadação de brinquedos para crianças de baixa renda são exemplos de ações que beneficiam a vida de milhares de pessoas e agregam à imagem corporativa.
É importante que essas ações sejam trabalhadas de forma estruturada, com uma agenda bem definida e metas estipuladas para mensurar sua efetividade. É bom pontuar que esses projetos necessitam de apoio maciço por parte dos funcionários, que devem se envolver por vontade própria e não por imposição do empregador.
Conscientizar e respeitar as limitações dos colaboradores é o primeiro passo para engajá-los à causa. Feito isso, possivelmente a maioria deles estará disposta a realizar boas ações. Mesmo que todos não participem, as companhias terão uma grande força de trabalho fazendo algo bom pela sociedade.
*Access, segunda maior empresa do mundo no segmento de gestão de documentos e informações, presente nos Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Panamá e Trinidade e Tobago.