O acesso dos profissionais a redes sociais no ambiente de trabalho é uma realidade que as empresas devem saber administrar. Os hábitos e o comportamentos dos jovens profissionais recebem grande influência da Internet e, hoje, bloquear sites como Facebook e Twitter não é a melhor solução por parte das organizações. Para falar sobre este assunto, o Carreira & Sucesso compareceu a mais um EncontRHo, evento promovido pela editora Fênix com foco em temas pertinentes à Recursos Humanos.
O evento, que aconteceu em São Paulo, na sede da consultoria Employer, no último dia 9, contou com a apresentação de Sidnei Oliveira, consultor, autor, palestrante, e expert em temas como Geração Y e desenvolvimento de jovens talentos. Intitulada “Vida Digital – Usando as redes sociais para o sucesso na carreira”, a palestra trouxe um debate sobre o impacto das redes sociais na gestão de jovens talentos e relacionamentos virtuais. “Muitas organizações controlam o uso dos profissionais em relação às redes sociais – bloqueio, restrições ou acompanhamento. Porém, o próprio profissional, principalmente o mais jovem, acaba acessando estes sites por meio de smartphones e tablets pessoais, provando que a simples restrição não é o caminho”, comenta Oliveira. Segundo o especialista, as empresas estão iniciando um processo de interação com os funcionários através de redes sociais como uma ferramenta de comunicação.
Apesar de certa tolerância em relação ao acesso, é sabido no meio corporativo que o uso destas redes ainda é bastante imaturo, principalmente, por conta dos jovens. A diversidade de informações na Internet faz com que o jovem tenha errado muito no uso das mídias sociais, pois se dispersa e deixa de focar em suas atividades de trabalho. Porém, existe um impacto positivo neste cenário, como aponta Sidnei Oliveira: “A maior vantagem é capacidade de inovação. A partir do momento que o indivíduo tem acesso quase ilimitado a todo tipo de informação, existe uma base sólida para criar novas ideias. Em contrapartida, o jovem precisa desenvolver seu foco profissional, pois em um espaço com tantas opções, dispersar é muito fácil”.
As empresas estão começando a oferecer redes corporativas que tem certas conexões com redes sociais abertas. Este é um processo natural decorrente da necessidade da nova geração de profissionais a terem acesso a este universo. Dependendo do segmento da empresa, existe a liberdade de usar as mídias sociais mais populares. Em outros casos, algumas organizações impõe certa restrição por conta de segurança da informação, que pode comprometer a integridade das informações estratégicas.
Redes sociais podem servir como uma poderosa ferramenta para alavancar a profissão. Nestes sites, o interessante era o usuário ter muita gente adicionada ao perfil. Hoje, o quadro mudou, está mais qualitativo, e o próprio profissional está cultivando pessoas que sejam relevantes para a carreira. Para Oliveira, amadurecer o que está postando e a forma como está utilizando as redes sociais é fundamental. “Estes sites têm coisas muito bacanas, mas também muito ruins. É necessário desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante para a carreira enquanto informação estratégica e conexões profissionais interessantes”, pondera.
Prioridades do novo profissional
Na apresentação, Sidnei Oliveira relatou algumas características comportamentais essenciais para o desenvolvimento da carreira dos jovens profissionais. Confira o que esta nova geração valoriza e cultiva:
-Relacionamentos: as pessoas precisam se relacionar para serem encontradas, seja em círculos de amizades ou redes sociais.
-Carreira: utilização da Internet, e principalmente das redes sociais, para alavancar a carreira.
-Estilo de vida: estar conectado o tempo todo e recebendo informações de todos os lados.
-Inovação: trabalhar de forma inovadora, fazendo o diferente de maneira criativa.