A área de programação é conhecida por ser predominantemente masculina. Mas a Catho, em parceria com a Let’s Code, está disposta a mudar esse cenário por meio do programa Devel{as}, que estimula o desenvolvimento profissional do público feminino em programação, com o intuito de promover a igualdade no mercado de trabalho.
Muitas mulheres se interessam por tecnologia, mas encontram poucas oportunidades para atuar profissionalmente na área. Você sabia que a sua empresa pode ajudar a mudar esse cenário? Neste post, nós vamos te explicar melhor o que é o Devel{as} e como o programa contribui para o desenvolvimento da carreira do público feminino em tecnologia. Confira!
O que é o Devel{as}?
De acordo com uma pesquisa da Catho sobre a desigualdade de gêneros no mercado de trabalho, as mulheres representam apenas 19% dos profissionais que atuam na área da tecnologia. Isso significa que esse setor é predominantemente dominado por homens, o que muitas vezes pode acabar desestimulando mulheres que se identificam a área, mas acreditam que teriam dificuldade para serem contratadas pelas empresas de tecnologia.
Nesse sentido, a Catho e a Let’s Code se juntaram para criar o programa Devel{as}, que é focado no desenvolvimento do público feminino na área de programação. Para atrair o maior número possível de mulheres, o programa não exige conhecimento prévio em programação, basta ser apaixonada por tecnologia e passar por um teste de lógica.
Qual é o seu propósito?
A Catho trabalha incansavelmente para ampliar o acesso ao mercado de trabalho, uma vez que acredita que essa é a melhor maneira de promover o desenvolvimento pessoal e coletivo. Para tanto, já desenvolvemos diferentes ações com o intuito de empoderar as mulheres e colaborar para a equidade de gênero nas empresas.
Diante disso, o projeto Devel{as} tem como propósito promover a diversidade na área de programação, contribuindo para que mulheres interessadas em programar e inovar conquistem o seu espaço em um ambiente que ainda é ocupado em grande parte por homens.
Como funciona na prática?
Ao todo, o programa oferece 25 bolsas de formação em Desenvolvimento Back-End (estrutura que possibilita a operação dos sistemas) na linguagem JavaScript, e duração de 9 meses.
Para participar do Devel{as} a mulher não precisa ter conhecimentos ou experiência no segmento de tecnologia. Isso porque, os únicos requisitos são ser mulher cisgênero ou transgênero, ter mais de 18 anos de idade, ter concluído em Ensino Médio, morar no Brasil e, claro, estar disposta a aprender.
Ao final do curso, as participantes do programa recebem um certificado de conclusão do curso, estando apta a atuar como Desenvolvedora Jr. Além disso, a Catho seleciona as profissionais que mais se destacarem para atuar na organização.
O que será ensinado no curso?
O curso vai ser distribuído em 600 horas de aprendizagem, nas quais as participantes terão a oportunidade de aprender a parte teórica e prática dos principais ponto para atuar em programação. Entre os conteúdos ensinados estão:
- Lógica de Programação: organização das sequências de programação para solucionar um problema;
- Estrutura de Dados: mecanismos de organização de dados;
- Banco de dados: parte que armazena as informações estruturadas e organizadas para que sejam recuperadas rapidamente.
Quais seus impactos sociais?
Os impactos do Devel{as} estão diretamente relacionados à mulher no mercado de trabalho. Afinal, o programa promove a capacitação das mulheres interessadas em ingressar no setor de tecnologia, permitindo que adquiram as habilidades necessárias para serem bem-sucedidas na área.
A iniciativa também ajuda a reduzir a desigualdade de gênero, possibilitando que mais mulheres estejam aptas a trabalhar com programação e, assim, participarem ativamente dos movimentos de inovação nas empresas dos mais variados nichos.
Como as empresas podem participar desse projeto?
A sua empresa também pode contribuir para construção de um mercado de trabalho com maior igualdade de gênero. Para isso, você deve entrar em contato com a Catho para ter acesso a um programa dedicado exclusivamente à formação de mulheres em tecnologia para sua empresa.
Dessa forma, é possível formar um time diverso e com profissionais qualificadas — fatores que implicam diretamente no aumento da criatividade, produtividade e inovação dos processos tecnológicos da empresa.
O Devel{as} é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para que as mulheres que são apaixonadas por tecnologia se desenvolvam e cresçam profissionalmente em uma área rica em oportunidades de emprego. Quanto mais presente o público feminino estiver nesse setor, mais mulheres se sentirão inspiradas a construir a sua própria história programando. Ao participar desse projeto, a sua empresa também dá um passo importante para reduzir a disparidade de gênero no mercado de trabalho.
Achou este post interessante? Entre em contato com a Catho para saber mais sobre o programa!
Seja o primeiro a comentar em “Conheça o Devel{as}: o programa de capacitação feminina na programação”