Para entender como reduzir o absenteísmo, antes precisamos entendê-lo bem. As causas das faltas ao trabalho são inúmeras, e cada uma delas pode ser tratada de forma específica. Mas, independentemente do motivo que leva o colaborar a se ausentar de seu trabalho, o consenso é que tais faltas prejudicam não só o profissional, mas toda a equipe. Por isso, é fundamental analisar as situações para agir de maneira correta.
Confira, abaixo, algumas das principais causas de falta ao trabalho e como reduzir o absenteísmo dos colaboradores de sua equipe.
Atente-se ao ambiente de trabalho
A jornada de trabalho de um profissional engloba boa parte de seu dia a dia, fazendo com que a empresa a qual se dedica seja como a sua segunda casa. Portanto, nada mais óbvio que esse ambiente seja bem estruturado e formado por pessoas que cultivam um clima organizacional produtivo.
Por isso, não basta que seu colaborador tenha um computador de última geração, uma conexão com a internet que o permita encontrar informações rapidamente ou uma cadeira confortável. O ambiente de trabalho engloba tanto o aspecto físico como o emocional. E a motivação também depende muito de um clima de parceria e reconhecimento profissional.Portanto, invista em um clima organizacional que não seja hostil, cultivando a cultura do feedback, assim como a liderança servidora entre os diferentes níveis da hierarquia da empresa.
Invista em ergonomia
Reflita sobre a seguinte questão: o que gera mais custos para a sua empresa?
- Comprar cadeiras e mesas confortáveis e equipamento de proteção individual (EPI) adequados;
- a ausência de profissionais por motivo de doenças?
Você pode ter respondido a segunda opção, mas na prática, as empresas não pensam dessa forma. Comumente, elas optam pelos produtos mais baratos, mas o barato sai caro, pois estes produtos facilitam as lesões de esforço repetitivo (LER) e outros malefícios aos profissionais. Esta situação resulta em aumento do absenteísmo e na redução do desempenho da equipe.
Nesse aspecto, sua empresa deve investir em equipamentos de qualidade e apropriados para cada atividade, desde mouses e teclados ergonômicos até apoios para os pés.
Ofereça benefícios não monetários
Quando uma empresa oferece benefícios que fogem do aspecto monetário, ela motiva ainda mais a sua equipe e cultiva um comprometimento do colaborador com as metas estipuladas.
Por isso, procure desafiar o profissional a superar metas ao oferecer viagens, vouchers culturais e premiações diversas que farão com que os profissionais sintam seus esforços valorizados. Os benefícios não monetários mais interessantes são, de fato, aqueles que agreguem conhecimento e proporcionam uma experiência memorável ao colaborador.
Treine seus líderes
Quem tem uma boa experiência em setor de RH já deve ter ouvido muitas reclamações de subordinados sobre seus chefes. Metas exageradas, falta de feedback e estímulos, cobranças excessivas e assédio são apenas algumas características de gestores sem treinamento. E não raro se percebe a falta de engajamento e comprometimento dos profissionais das equipes destes gestores.
Assim, é fundamental que os líderes tenham suas habilidades de gestão de pessoas desenvolvidas por meio de treinamentos que os farão conquistar aliados, e não sejam inimigos de seus liderados. Você já ouviu falar sobre o líder democrático?