Você já ouvi falar em psicologia positiva? A psicologia positiva é a teoria que busca um olhar para os sentimentos positivos, deixando fatos e sentimentos negativos para trás e buscando aprender com eles, se propondo a focar mais nas forças que nas fraquezas, de modo a promover mais as qualidades, em vez de reparar o que não está bem.
Para esse modelo de psicologia, cultivar emoções positivas promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas a novas ideias e experiências. Falando em “corporativês”, quem é mais positivo é mais produtivo, mais agradável para conviver, constrói laços com os colegas de trabalho, o que melhora a aumenta confiança dentro do time. Cultivar emoções positivas promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas a novas ideias e experiências.
Então, por que não implementar práticas com base na psicologia positiva? Confira 3 práticas de baixo custo para implementar na sua empresa já!
Mural de reconhecimento. Fazer o colaborador se sentir reconhecido fará com que ele perceba a importância do seu trabalho, com que ele sinta-se parte da engrenagem e, consequentemente, se dedique mais às suas atividades e busque cada vez mais superar-se. Você pode fazer um quadro limpo onde os colaboradores colam post-its elogiando a performance um dos outros. Se você é gestor, não esqueça de fazer as honras e estrear o mural!
Atividades e jogos. Algumas brincadeiras podem descontrair o ambiente de trabalho e fazer com que as pessoas interajam mais entre si. Você pode aplicar dinâmicas em que os colaboradores elogiam uns aos outros, por exemplo, ou em que o colaborador precisa listar suas qualidades (você já reparou como isso é difícil?). Seja criativo!
Missão da empresa. Se a missão visa, de alguma forma, o bem dos clientes, engajar os funcionários nela é fazer com eles enxerguem de forma positiva seu papel na sociedade, além de fazer com que eles trabalhem como um time, rumo a um único objetivo.