Atualmente, recrutar profissionais especializados e engajados aos projetos das pequenas e médias empresas é uma tarefa difícil para o empreendedor: o cenário de emprego no Brasil , por exemplo, torna quase impossível competir com o pacote de benefícios das multinacionais.
Neste contexto, apesar do impasse, as PMEs possuem diferenciais que podem ser oferecidos como atrativo. Segundo a coach Marie-Josette Brauer, o maior erro no processo seletivo de uma PME é a escolha de uma pessoa que se pareça com o chefe, capaz de realizar tarefas múltiplas. “Esta habilidade só pode ser conseguida dentro da empresa, com experiência. Esta pessoa não existe na vida real”, explica a especialista.
De acordo com Marie-Josette, outro fator que deve ser levado em conta são os relacionamentos porque a comunicação é menos formal. “Às vezes, preferem conversar do que mandar e-mails. Porém, deve-se ter cuidado em verificar se o candidato pode se adaptar à cultura da empresa, com valores muito fortes, principalmente, se for uma empresa familiar. Alguns recrutadores focam demais na experiência técnica e deixam outros aspectos de lado”, ressalta a coach.
A empresária Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, destacou quatro dicas que podem ser usadas para construir uma equipe de sucesso. Confira!
1ª Dica– Ao contrário de uma grande empresa, onde as funções costumam ser especializadas, um negócio em fase inicial requer um perfil profissional mais generalista, ou seja, procure um colaborador com perfil multidisciplinar.
2ª Dica – Ser transparente com o profissional, destacando os desafios da vaga de emprego, contextualizando com o mercado mostrando o ganho de conhecimento e inserindo o profissional em diversos projetos.
3ª Dica – Mostrar os benefícios da empresa que, muitas vezes, não serão os pacotes atrativos de multinacionais, porém, apontar diferenciais. Por exemplo, acesso a cursos, apontar o portfólio do empreendedor, horário flexível, tarde livre em uma sexta-feira, home office, entre outras possibilidades.
4ª Dica – Nunca economizar no salário do profissional, pois, uma equipe com a mão de obra qualificada e engajada irá reivindicar salários compatíveis ou superiores ao do mercado. A melhor forma de aplicar isso é oferecer bonificações ou participação nos lucros.
Confira o e-book Recrutar é um Talento, da Endeavor com contribuição da Catho, e tire todas as dúvidas sobre como recrutar uma equipe com sucesso!