processo seletivo assertivo

Processo seletivo acertado: panorama e desafios

Encontrar bons profissionais nem sempre é tarefa fácil, principalmente com uma taxa elevada de desempregados e candidatos às vagas de emprego. Diante desse desafio, estruturar um processo seletivo assertivo é o ponto fundamental para conseguir selecionar pessoas com as habilidades adequadas e não perder muito tempo com isso.

Além dessa filtragem, a seleção é o momento onde se avalia o comportamento e as capacidades de cada profissional, de modo que possa aprofundar a sua análise para além do que está escrito no currículo.

Se você tem encontrado dificuldades na etapa de selecionar candidatos e precisa otimizar o seu trabalho ao mesmo tempo em que garante a qualidade nas suas escolhas de profissionais, confira, neste artigo, como fazer um bom processo para acertar na sua seleção.

Quais são os desafios de se realizar um processo seletivo acertado?

Selecionar e avaliar candidatos são somente duas das inúmeras tarefas que envolvem o setor de RH e do processo seletivo. Além de demandar muito tempo, são atividades que precisam ser bem alinhadas com as expectativas do cargo, caso contrário, a empresa fará uma contratação equivocada e, com isso, poderá ter que arcar com custos desnecessários.

Nesse sentido, separamos quais são os principais desafios que certamente você também enfrenta. Veja só!

Definir e descrever o perfil da vaga

O perfil do profissional buscado será o seu ponto de partida para divulgar a oportunidade de emprego e avaliar quais são as habilidades e a formação necessária para o cargo. Entretanto, nem sempre os gestores ou responsáveis pela contratação estão certos sobre a qualificação e o papel que o candidato terá na empresa.

Para não ter problemas com isso e com a triagem dos currículos, é fundamental traçar a descrição da pessoa ideal para o cargo. A partir disso, é pesquisar a formação acadêmica e experiências. 

Gerir o tempo

A gestão de tempo e tarefas ainda é um desafio para qualquer setor, mas para o RH isso é ainda mais importante. Muitas vezes, as vagas têm data para serem preenchidas e os processos de triagem e entrevistas requerem tempo.

O ideal é contar com tecnologias que possam automatizar as tarefas mais repetitivas, para que a equipe e os gestores fiquem responsáveis pelos processos mais complexos e que demandam a tomada de decisões.

O que é necessário para fazer um processo seletivo eficiente?

Para fazer um processo seletivo acertado, você precisa estruturar desde a descrição da vaga até os testes que serão utilizados nas entrevistas. As etapas iniciais da sua seleção, como meios de divulgação e informações do cargo, terão enorme influência na facilidade ou dificuldade de encontrar o profissional adequado.

Para não perder mais tempo (e recursos) do que realmente precisa, entenda como fazer um bom processo de seleção.

Capriche na descrição da vaga

Algo muito comum, mas muito prejudicial para o processo seletivo eficiente, é encontrar descrições rasas, sem muitas especificações e ausência de informações importantes para o candidato.

Quando você especifica o máximo de detalhes de uma oportunidade de emprego, consegue economizar tempo sanando dúvidas dos candidatos, como horário de trabalho, benefícios e outras informações.

Além disso, diminui o seu trabalho com triagem de currículos de pessoas desqualificadas que se candidataram por não terem certeza dos requisitos. Então, certifique-se de que a sua divulgação conta com:

  • cargo que será ocupado;
  • horário de trabalho (carga horária e dias da semana);
  • benefícios;
  • telefone ou e-mail para candidatura;
  • experiência necessária;
  • formação acadêmica necessária;
  • competências;
  • local do trabalho.

Defina o perfil ideal

Para fazer uma boa descrição de cargo, será necessário ter o perfil de profissional ideal traçado. Levante quais serão as competências e habilidades necessárias, entenda qual será o papel desempenhado na empresa e quais serão as responsabilidades do profissional.

Aqui, também vale estabelecer os comportamentos ideais para o cargo, afinal, não é adequado que uma pessoa introvertida atue diretamente com o público, por exemplo. Esse perfil do profissional adequado será o seu ponto de partida para outros processos, como triagem dos currículos e até mesmo para definir a média salarial.

Saiba onde anunciar a vaga

Os canais utilizados para divulgar as suas vagas podem reduzir consideravelmente o número de currículos inadequados que você recebe, sendo que isso torna o processo seletivo eficiente, acertado e mais rápido.

O mais adequado e profissional é utilizar sites voltados para esse tipo de tarefa. As plataformas para divulgação e procura de vagas fazem uma pré-triagem dos currículos e indicam os profissionais que têm o perfil de acordo com a sua descrição.

Essa é uma ferramenta que economiza tempo e dinheiro no seu processo. Assim, terá o candidato ideal de maneira rápida e sem a necessidade de analisar uma pilha de currículos que esteja fora do que está sendo pedido pelo cargo.

Como realizar uma contratação acertada de forma rápida?

Além de escolher o site adequado — que é um dos passos mais importantes —, você precisará filtrar os candidatos e planejar os passos da sua entrevista. Para começar, determine quantas etapas terá o seu processo seletivo. Algumas são feitas em três fases: entrevista em grupo, aplicação de teste psicológico e entrevista individual. Já outras contam com testes práticos.

Definidas a quantidade de etapas e o que será feito em cada uma delas, é o momento de marcar as entrevistas. Para conduzir uma boa conversa de seleção, é importante que leia o currículo do candidato com antecedência, para que possa definir os pontos que precisam ser esclarecidos.

Depois, apresente a empresa, o seu cargo e os detalhes da vaga. Na sequência, comece a fazer as perguntas ao profissional, principalmente sobre as habilidades, experiências profissionais e formação acadêmica. O desenrolar da entrevista será fundamental para avaliar a desenvoltura do candidato em uma conversa.

Já os testes psicológicos são utilizados especificamente naqueles candidatos que foram aprovados na primeira entrevista. Afinal, há um custo para cada avaliação aplicada. O ideal é agendar um dia reservado para isso, assim os profissionais podem se preparar e ir descansados para o teste. Com isso, você também ganha mais tempo para analisar os perfis.

O processo seletivo acertado é responsável por encontrar os melhores profissionais e os perfis mais adequados para cada vaga e empresa. Para que isso seja feito de maneira rápida, mas com qualidade, é necessário estruturar e planejar todas as etapas da seleção e contar com canais confiáveis para a sua divulgação.

Que tal ficar por dentro de mais dicas sobre o mundo do RH? Assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades!

Prospecção ativa de candidatosPowered by Rock Convert

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.