comemorações de fim de ano

Comemorações de fim de ano: veja como fazer uma confraternização remota

O ano de 2020 chega ao final, em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus. Esse foi um período bastante desafiador para todos — pessoas físicas e jurídicas — já que a adaptação ao formato de trabalho remoto teve de ser rápida.

Nesse cenário, as comemorações de final de ano não devem ser ignoradas, a fim de manter a motivação dos colaboradores. Afinal, é o momento ideal para encerrar ciclos e renovar energias para o novo ano que se aproxima. Além disso, as festas são necessárias para manter o clima organizacional em alta.

Para ajudar você a fazer as comemorações de fim de ano da empresa, de maneira remota, preparamos este artigo. Acompanhe!

A importância das comemorações de fim de ano na empresa

Encerrar ciclos, renovar as esperanças e fazer novos planos: assim como na vida pessoal, as atividades no trabalho também precisam passar por essas fases, a fim de proporcionar um maior engajamento e motivação da equipe. Isso é fundamental para a manutenção de um clima organizacional positivo, fator que interfere diretamente na produtividade do time e, consequentemente, nos resultados da companhia.

Além disso, manter as festas de final de ano, mesmo que de forma remota, é uma maneira de mostrar como a empresa valoriza seus funcionários e é grata pelos trabalhos prestados, em tempos tão desafiadores. Outro fator que evidencia a importância das comemorações de fim de ano na empresa é o fortalecimento da marca empregadora, o que também ajuda na atração de novos talentos.

Como adaptar as ideias para uma confraternização remota

Apesar de ainda estarmos vivendo o isolamento social e os efeitos da pandemia, é possível adaptar cenários para garantir as comemorações de fim de ano de forma remota. Veja a seguir as dicas que preparamos para você!

Aposte em premiações

Fazer um show de prêmios online é uma forma de motivar a equipe e proporcionar momentos de descontração. Para isso, faça uma lista de itens que sejam atrativos para o seu perfil de colaborador.

Vale-compras, eletrônicos, eletrodomésticos e experiências costumam fazer sucesso em todas as áreas.

Organize festas temáticas

Se a verba estiver curta para fazer o show de prêmios, propor uma festa a fantasia online pode ser uma boa forma de reunir a equipe. Para isso, marque o dia e o horário e envie para a casa dos colaboradores um “kit festa”, com salgadinhos e refrigerante. Comece agradecendo a presença de todos e aproveite o momento para elogiar os pontos fortes do time.

A descontração neste momento é fundamental para elevar a energia e proporcionar a sensação de vitória, mesmo em cenários tão desafiadores. Com isso, você eleva o senso de pertencimento do grupo — fator fundamental para gerar bons resultados.

Proporcione atividades em grupo online

Usar a imaginação nunca foi tão necessário para engajar os colaboradores, mesmo que de forma remota. Para fazer as comemorações de fim de ano online, você pode propor uma atividade a distância. Você pode, por exemplo, promover um jantar online.

Para isso, envie os ingredientes para a casa dos colaboradores, contrate um chefe de cozinha e proponha que todos cozinhem juntos. Um detalhe importante nas atividades em grupo online é garantir a integração de profissionais com deficiência. Assim fatores como mobilidade devem ser analisados com antecedência.

Esse é apenas um exemplo para você se inspirar, já que a atividade pode ser adaptada para qualquer tipo de prática manual. Para isso, pense em um tema, envie os materiais, com antecedência, para a casa dos colaboradores e contrate um facilitador, que atuará de forma online, para guiar as atividades.

Promova um show de talentos

Como dissemos, a criatividade precisa estar em alta. Além das comidas e bebidas, para animar o encontro, aposte em show de talentos. Essa é a oportunidade perfeita para você conhecer melhor os seus colaboradores e promover mais descontração. Além disso, a ação fortalece os laços de amizade e também empatia — o que colabora positivamente para a formação da cultura organizacional da companhia.

Nesse sentido, algumas ideias como dançarino amador, cantor de chuveiro, mágico e, até mesmo, show de stand-up são bem-vindos! Logo, para incentivar a participação, ofereça um bom prêmio para a melhor apresentação.

Faça atividades solidárias

Em tempos de pandemia causada pela Covid-19, muitas famílias perderam a sua fonte de renda. Propor atividades solidárias é uma forma de praticar valores e princípios da companhia. Para isso, é possível sugerir a doação de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social — essa é uma forma de a empresa reforçar o seu compromisso com a comunidade.

Assim, você pode organizar uma gincana para a arrecadação de alimentos entre os funcionários. Tudo o que eles doarem, a empresa doará em dobro. Designe alguns funcionários para fazer a entrega, filme tudo, edite e, no encontro online, divulgue o resultado das ações.

Isso fomenta o senso de pertencimento, empatia e solidariedade, além de ajudar a quem mais precisa. Dessa forma, é possível ajustar as comemorações de fim de ano para uma visão mais social, o que também agrada e comove os colaboradores.

Promova lives de artistas locais

Uma forma de reunir a equipe, principalmente se ela for grande, é promover uma live de artistas locais. Envie o convite para os colaboradores com antecedência. No dia do evento, também vale a pena enviar um kit festa, reforçando a importância da presença dos colaboradores no evento. A abertura da live pode ser feita pelo presidente da empresa ou do diretor de RH.

A vantagem das lives é que elas podem ser apreciadas por toda a família, levando mais descontração para esse momento de isolamento social. Assim, ao contratar uma banda para fazer uma live exclusiva para o seu time de trabalho, você aumenta o nível de satisfação e também confiança dos colaboradores, que se sentirão mais motivados para o próximo ano de trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, são várias as ideias para as comemorações de fim de ano. Escolha aquela que melhor se adéqua à realidade da sua empresa e veja o índice de satisfação no trabalho aumentar!

Se você gostou deste conteúdo sobre comemorações de fim de ano, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais dicas como esta!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.