Organizações que buscam desenvolver seus colaboradores podem ter mais destaque no mercado, já que o capital humano é o fator mais valioso para que qualquer negócio tenha sucesso. Deste modo, empresas podem oferecer diversas formas de treinamento, inclusive comportamentais, a fim de garantir profissionais mais engajados e de alta performance.
Esse tipo de cultura deixa claro que o negócio não se preocupa apenas com o seu lucro e resultados cada vez melhores, mas também com o desenvolvimento dos seus profissionais. E isso é fundamental para aprimorar o desempenho, o engajamento e a experiência dos colaboradores, que se sentirão parte da empresa e mais valorizados.
Por isso, preparamos este conteúdo para lhe apresentar o que é treinamento comportamental e as principais vantagens. Vamos lá!
O que são treinamentos comportamentais?
O treinamento comportamental é uma maneira de capacitar o colaborador. Seu principal objetivo está em promover resultados imediatos e pontuais, geralmente permitindo a aquisição de conhecimentos técnicos que são exigidos do profissional ao executar suas demandas.
No entanto, dentro de uma organização as pessoas têm características diferentes umas das outras. Por isso, é inviável esperar que todos tenham o mesmo resultado recebendo o mesmo treinamento.
E assim surgiu o treinamento comportamental. A partir dele, você utiliza como base as competências e tendências comportamentais dos profissionais para compreender qual é a metodologia de ensino mais adequada para cada grupo e quais competências devem ser trabalhadas.
Quais são os tipos de treinamento comportamental?
A ideia do treinamento comportamental não é uniformizar a forma como os funcionários se apresentam na organização, omitindo suas particularidades.
Na verdade, o que é esperado desse tipo de treinamento é exatamente o respeito às experiências de cada profissional, reparando determinados comportamentos e atitudes, a fim de conservá-las de acordo com os princípios organizacionais.
Sendo assim, podemos afirmar que existem diferentes tipos de treinamentos comportamentais com diferentes enfoques. Vamos citar os principais a seguir e dar dicas de como você mesmo pode aplicar de maneira simples dentro da sua empresa. Entretanto, vale ressaltar que esses tipos de treinamentos podem ser aplicados de forma mais elaborada (por exemplo, oferencendo cursos aos colaboradores).
1. Inteligência emocional
A inteligência emocional é um dos temas mais significativos para treinamentos comportamentais. A intenção desse tipo de treinamento é manter os colaboradores emocionalmente preparados para suportar a pressão diária e os desafios mais complexos relacionados às rotinas profissionais e particulares.
Além do mais, o treinamento focado na inteligência emocional aprimora o autoconhecimento e auxilia os profissionais a entenderem mais sobre si mesmos e sobre a sua importância no meio coletivo.
1.1. Como fazer
Para treinar inteligência emocional, que tal um clube do livro? Cada colaborador doa um livro e todos os meses acontece uma roda de discussão, onde um membro da equipe apresenta a leitura do último mês.
O momento da leitura pode acontecer durante o expediente, na primeira meia hora de trabalho.
2. Formação de lideranças
Outro dos tipos de treinamento comportamental bastante comuns são aqueles direcionados para a formação de novos líderes. Para se tornar um líder qualificado, é necessário ir além do conhecimento técnico na área de atuação.
Nesse contexto, o treinamento de liderança foca em trabalhar nos funcionários as habilidades comportamentais que um líder precisa ter, como:
- capacidade para assumir riscos e responsabilidades;
- gestão de conflitos;
- iniciativa;
- motivação;
- empatia;
- escuta ativa;
- autoconfiança.
2.1. Como fazer
Há várias dinâmicas para formação de líderes que podem ser inseridas nos programas de treinamento e desenvolvimento.
A dinâmica das torres é uma possibilidade de baixo investimento. A equipe deve ser dividida entre operário, supervisor e observadores. O operário deve montar uma torre de copos, o mais alto que conseguir, com os olhos vendados, confiando na orientação do supervisor.
Após a dinâmica, os facilitadores devem reunir operário e supervisor para um feedback com os observadores.
3. Trabalho em equipe
Esta categoria de treinamento comportamental tem como foco principal auxiliar os profissionais a enxergarem a relevância do trabalho coletivo e da cooperação no dia a dia do trabalho.
A intenção é estruturar equipes mais unidas e engajadas que atuem de maneira coerente aos objetivos da companhia.
3.1. Como fazer
Para fortalecer a relação com as equipes, aposte em dinâmicas, jogos e brincadeiras. Até mesmo um jogo de tabuleiro ou adivinhação, como o clássico Perfil, diverte e integra os profissionais enquanto trabalham coletivamente em busca da vitória.
4. Motivação
Outra característica comportamental que pode ser trabalhada em um treinamento específico é a motivação.
Profissionais motivados estão sujeitos a darem sempre o melhor de si. Desta forma, possibilitar esse tipo de treinamento colabora para que os funcionários vejam com mais garra os desafios do dia a dia, se envolvendo mais com as metas definidas e os objetivos buscados.
4.1. Como fazer
O treinamento motivacional pode incluir, além das dinâmicas, palestras motivacionais. Há vários palestrantes que trabalham a temática e têm apresentações concorridas, como Cortella, Amyr Klink, Karnal e Clóvis de Barros Filho.
5. Resolução de conflitos
Os treinamentos comportamentais direcionados para a resolução de conflitos procuram ensinar aos profissionais como se portar diante de situações de conflito e as medidas cabíveis que podem ser colocadas em prática para resolvê-las.
Essa configuração de treinamento comportamental é bastante importante para a manutenção do entrosamento do clima organizacional.
5.1. Como fazer
No geral, as dinâmicas para habilidades de resolução de conflitos envolvem desafios que devem ser superados por uma equipe. Por exemplo, há a dinâmica da bandeira, em que um grupo deve levar uma bandeira de um ponto a outro sem ser interceptado pelo grupo oponente.
6. Lidar com mudanças
Com o mercado constantemente passando por transformações, lidar com mudanças tem sido bastante abordado em treinamentos comportamentais. É necessário que os profissionais se mostrem versáteis e resilientes para se adaptar a possíveis mudanças pelas quais a companhia possa vir a passar.
O objetivo desse tipo de treinamento é deixar claro para os colaboradores que as mudanças são algo natural e, na maioria das vezes, necessárias.
6.1. Como fazer
Quando falamos sobre lidar com mudanças, estamos falando sobre resiliência. Muitas pessoas não conhecem o significado. Outras até sabem o que significa, mas têm problemas para manter a calma e a tranquilidade na prática.
Pode-se fazer os profissionais pensarem sobre isso, colocando os principais fatores de resiliência em balões individuais. Palavras e frases como “administrar emoções”, “conter impulsos”, “otimismo” e “empatia” fazem parte do processo.
Cada colaborador estoura um balão e, diante da frase, discorre sobre como aquilo pode ajudar a ser mais resiliente e compartilha um exemplo prático.
7. Proatividade
A proatividade é uma característica comportamental muito exigida nas empresas que pretendem montar times de alta performance.
Ensinar aos funcionários o valor de se colocar à frente em algumas situações, sem que seja necessário receber ordens “de cima”, é fundamental no desenvolvimento de autonomia e na criação de um senso de responsabilidade pelo coletivo.
7.1. Como fazer
Convide os colaboradores para irem a uma sala de reuniões e faça uma apresentação sobre proatividade. Faça um breve intervalo, incentivando as pessoas a saírem do local. Enquanto estiverem do lado de fora, bagunce o local.
Jogue papel no chão, mude a disposição das cadeiras, entre outras ações que deixem o ambiente desorganizado, atrapalhando as próximas etapas do treinamento. Ao voltarem, observe quem terá iniciativa de prezar o mínimo de organização.
8. Comunicação interpessoal
Quando existem obstáculos na comunicação, principalmente com colaboradores com dificuldade de se entenderem entre si, é fácil perceber como o desempenho coletivo e individual se torna abalado.
Para que os processos internos de uma organização aconteçam da melhor maneira possível, é fundamental que se tenha uma comunicação clara e um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores.
Deste modo, um treinamento focado na comunicação pode auxiliar os profissionais a apresentar melhor suas ideias e seus pontos de vista, de maneira mais objetiva, fortalecendo as conexões interpessoais.
8.1. Como fazer
Telefone sem fio é uma dinâmica clássica e divertida para iniciar programas de treinamentos comportamentais com foco em comunicação ou com módulo focado nesse aspecto.
Quais são os benefícios do treinamento comportamental?
Quando um treinamento é pensado de acordo com o perfil comportamental dos participantes, é possível provocar variados benefícios para cada equipe e para cada colaborador.
Consequentemente, o desempenho da empresa é afetado de maneira positiva, mostrando a efetividade do seu departamento de capital humano. Entenda.
Mais precisão
Se você conhece bem o comportamento daqueles que receberão o treinamento, é provável que você saiba como organizar algo que atrai a atenção da equipe, fazendo com que os profissionais realmente aproveitem o processo de aprendizagem.
Satisfação dos colaboradores
Ao preparar treinamentos para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos profissionais em sua empresa, será possível fazer com que eles se sintam valorizados. Isso promove engajamento no trabalho e mais interesse nas capacitações.
Promover treinamento comportamental contínuo dos colaboradores de uma empresa é a peça-chave para o sucesso dela, das equipes e dos profissionais. Por isso, investir nesse tipo de processo é fundamental para qualquer organização, independentemente do ramo de atuação e do porte.
Portanto, se você deseja aprofundar os conhecimentos sobre treinamento comportamental, veja este programa de desenvolvimento de colaboradores que preparamos.