Saiba o que é um Culture Code e como criar um para sua empresa

Saiba o que é um Culture Code e como criar um para sua empresa

Você já conhece o conceito de culture code? Antes de entender seu significado, é preciso ter em mente que toda empresa tem uma identidade.

Essa identidade pode ser entendida como a sua maneira de ser, como a marca deseja ser vista por seus clientes externos e internos, e a diferencia no mercado, contribuindo para se destacar de seus concorrentes com estratégias de fidelização.

Portanto, culture code pode ser definido como um documento que explicita o conjunto de crenças e valores da empresa: o que ela acredita, pratica e valoriza. Com ele, cada funcionário, colaborador e fornecedor pode aprender como agir e, principalmente, o que a empresa espera de seu trabalho. Acompanhe o post e saiba mais!

Para que serve o culture code?

De modo geral, o culture code serve para preservar a cultura institucional, ou seja, manter em evidência os principais aspectos da corporação, fortalecendo sua identidade e seus processos internos.

O documento também pode ajudar na atração de novos quadros para o time. Isso ocorre porque nele são elencadas várias informações úteis, como quais são os critérios de seleção de RH e como o desempenho da equipe é avaliado.

Como ele mostra que tipo de profissional a empresa valoriza e traz um diagnóstico completo do perfil do talento que procura, o documento é um chamariz para profissionais. De quebra, ainda atrai exatamente o tipo de profissional que se identifica com o perfil da empresa.

Como funciona o culture code?

Por se tratar do conjunto de regras que mostra o comportamento institucional da empresa e define os comportamentos individuais dos seus colaboradores, o culture code é organizado como um guia e deve ser distribuído para todos os membros do time. Essa distribuição deve incluir todos os envolvidos na cadeia de valor da empresa, como fornecedores e acionistas.

O documento tem como objetivo principal operar como um manual de conduta para funcionários e colaboradores, indicando como devem ser realizados os trabalhos do dia a dia.

De uma forma clara e objetiva, toda a cultura corporativa da empresa é explicada. Sendo assim, funciona como um tipo de manifesto da identidade da empresa, que define o seu jeito de ser e de se posicionar.

Mas ele também serve para outros fins, com diferentes objetivos dentro da empresa. Mais do que tratar do cotidiano do trabalho, o culture code também aponta para onde a marca quer chegar, como ela pretende crescer e evoluir com suas atividades.

Isso valoriza o trabalho de cada um, enriquecendo o ambiente empresarial: todos sabem para qual direção caminhar.

Como as empresas podem fazer e divulgar o seu culture code?

Agora que você já sabe as principais informações sobre o culture code, que tal aprender como elaborar e divulgar este documento para a sua empresa? Confira as nossas dicas!

Pense no engajamento

O culture code é uma das ferramentas de gestão de pessoas para promover o engajamento das equipes. Entretanto, é preciso saber utilizá-lo para isso.

De modo geral, o documento não pode ser um emaranhado de normativas e palavras bonitas que fiquem só no papel. Implementá-lo vai muito além de escolher as palavras que vão compor cada paragrafo. É preciso transmitir a identidade institucional marcada no código também no dia a dia.

Por exemplo, se o culture code valoriza o desenvolvimento dos colaboradores, é preciso que a empresa invista em treinamentos e capacitações. Essa é uma forma de manter o código sempre vivo. Além disso, os processos de recrutamento e seleção devem considerar perfis profissionais que sejam aderentes a cada norma gravada no código.

Lembre de atualizar o culture code

Assim como as empresas buscam crescer em resultados, nas suas ações comerciais, diferenciando-se da concorrência e atualizando seus produtos e serviços oferecidos, elas devem ter o mesmo zelo com o culture code.

Conforme o tempo passa, novas gerações entram no mercado de trabalho, o perfil do cliente muda e a forma de fazer negócios também. Tudo isso exige uma atualização na forma de lidar com pessoas, com processos a serem implementados, no oferecimento de canais de comunicação e negociação.

O culture code deve manter-se alinhado a todas essas transformações. Ele precisa ser atualizado, caminhando junto da evolução do negócio, acompanhando as tendências de RH, atendimento ao cliente e outras relações que as empresas precisam cultivar para o seu crescimento.

Por exemplo, o conceito de diversidade geracional está cada vez mais difundido. Baby-boomers e a geração Y e Z têm se encontrado nos corredores corporativos, preparando-se para receber os alfas.

As organizações precisam considerar os possíveis conflitos dessa grande reunião geracional e orquestrar, com antecedência, como lidar com eles e como é possível evitá-los.

O culture code pode ser divulgado publicamente

Muitas corporações mundo afora têm o seu culture code, mas algumas delas têm ido além e divulgando o documento para o público em geral. Um exemplo foi a divulgação que a Netflix, serviço de streaming, fez do seu culture code em 2009.

A ação facilita mostrar os valores institucionais também para os clientes, especialmente em empresas que prestam serviços online para consumidores espalhados ao redor do mundo.

Assim, todos podem saber como a empresa age, entender seus valores e processos. Divulgar o culture code é uma forma de garantir mais proximidade com o cliente, fortalecendo seu relacionamento e respeito por ele.

Converse com as pessoas

Aplique pesquisas de satisfação, políticas de feedback e, sempre que puder, colha a opinião de clientes e fornecedores sobre o posicionamento da empresa, seus processos, o tratamento dado e recebido durante as relações comerciais.

Esse tipo de informação é valiosa para identificar possíveis falhas ou pontos fortes na comunicação e na relação, fortalecendo os benefícios no documento e buscando aprimorar as relações.

Como você pôde notar ao longo do texto, o culture code é muito mais que um código de normas de conduta. É uma forma de ter todos os processos relacionados à gestão de pessoas, de fornecedores e relacionamento guiados, em busca de um clima organizacional agradável e uma equipe 100% alinhada aos propósitos do negócio.

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