Atualmente, há uma discussão aquecida sobre a responsabilidade social das organizações ao redor do mundo. Muito se tem falado e refletido, porém, muitas mudanças ainda precisam efetivamente ser adotadas.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem um número de diferentes definições – em última análise, refere-se à forma como a empresa gerencia seus processos para que eles tenham um impacto positivo na sociedade. Mais especificamente, a RSE é bem sucedida quando os resultados são mutuamente benéficos, tanto para o público quanto para marca.
“A aplicação da RSE pode ser simples, como quando uma empresa percebe que seus produtos fazem sucesso em meio às crianças, por exemplo, e tem a iniciativa de diminuir a quantidade de açúcar. Toda essa comunidade de pequenos será beneficiada, além de os gastos com açúcar diminuírem, claro”, explica o especialista em gestão empresarial, Jorge Mattos Siqueira.
Há uma série de maneiras diferentes de ir além das expectativas como empresa, oferecendo regularmente eventos patrocinados para arrecadar dinheiro caridade, permitindo que seus empregados possa passar um dia ajudando determinada causa e assim por diante. É vital que todas as ideias sejam relevantes para a comunidade, no entanto.
RSE dentro das companhias
Trazendo a Responsabilidade Social Empresarial para a realidade dos RHs e o dia a dia nos escritórios, as intervenções nas empresas podem ser iniciadas dentre seus próprios quadros de colaboradores.
O primeiro passo para implementar a RSE, segundo Siqueira, é identificar um impacto negativo que a companhia exerça sobre seus colaboradores e na comunidade onde ela está situada, e feito isso, encontrar uma maneira de neutralizá-lo ou resolvê-lo. Em seguida, é importante mostrar pleno compromisso com a reciclagem de ideia, para que o projeto não se perca no meio do caminho.
A consultora conta ainda que essa preocupação por parte da organização fortalece a reputação com seus funcionários, e tem o poder, inclusive, de incentivar mais empresas a adotarem este tipo de postura.
“No entanto, o compromisso com esse tema precisa ser verdadeiro, pois a dedicação pode render muitos frutos e ajudar a atrair pessoas talentosas para o negócio, podendo até ser o fator decisivo na escolha dos profissionais” conclui o especialista.