Quais cursos posso fazer para ser um profissional de RH

Quais cursos posso fazer para ser um profissional de RH

Uma empresa é formada pela junção de vários setores com enfoques diferentes. Uns lidam com a parte financeira e administrativa, enquanto outros trabalham diretamente com o público. Quando olhamos para o todo, percebemos que cada uma dessas áreas é essencial para seu funcionamento permanecer sempre em harmonia.

Dentre tantas áreas diferentes, um setor que é essencial para manter todos os outros juntos e trabalhando da melhor forma é o de recursos humanos. Nele, o profissional trabalha diretamente com os colaboradores da empresa desde a sua admissão até o percorrer da sua carreira, dando um bom direcionamento aos funcionários, fazendo o acompanhamento dos seus direitos e bem estar na corporação.

Todo esse trabalho tem um importante impacto na carreira dos que exercem suas funções no local e nos resultados positivos da empresa em longo prazo.

Justamente por lidar com pessoas tão diferentes umas das outras, essa é uma profissão muito dinâmica e em que é necessário ter bastante preparo e estudo para ser exercida da melhor forma, tanto na contratação de funcionários para uma vaga em questão, quanto para elaborar de maneira mais efetiva um plano de gestão.

O que estudar para atuar em RH

Caso você tenha interesse em ingressar em RH, é preciso entender que como a área lida com as pessoas e se divide em diversos trabalhos diferentes, é bastante ampla. Por isso, é preciso pesquisar sobre qual esfera da profissão deseja se inteirar para fazer os cursos que deem a você maior base para isso.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Muitas são as oportunidades de aperfeiçoamento disponíveis em RH:

O primeiro passo é a graduação. Além do curso de gestão em recursos humanos, várias são as opções que podem dar base para você começar a exercer a função. Alguns exemplos são as faculdades de administração, pedagogia, psicologia, serviço social e até direito.

Além delas, existem também os cursos técnicos em relações públicas e gestão de recursos humanos que dão bastante base para quem está iniciando a carreira na área.

Após os estudos iniciais, é importante que o profissional escolha se especializar ainda mais na área por meio de uma pós-graduação. Existem várias que abordam o tema e trazem enfoques diferentes para se escolher! Além disso, você pode optar se vai fazê-las presencialmente ou por meio do sistema EAD.

Cursos de destaque

Geralmente nessa área, os destaques da pós-graduação vão para os cursos de MBA que focam no desenvolvimento da habilidade da gestão de pessoas. Alguns bastante divulgados para quem deseja seguir a carreira são: MBA de gestão estratégica em recursos humanos, MBA em gestão de negócios, MBA executivo empresarial em gestão de pessoas, MBA profissional em gestão de pessoas, MBA profissional em comportamento organizacional e o MBA profissional em gestão de pessoas e tecnologias.

Ao longo da sua carreira como RH, é importante que você continue se desenvolvendo sempre e buscando uma formação extra. Cursos com ênfase em liderança, relacionamento com os sindicatos, treinamentos sobre recrutamento e seleção, entre outros, também são muito bem-vindos para os que têm interesse em continuar se especializando na área. Para isso, continue sempre alerta e de olho nas novidades para procurar ser sempre um profissional atualizado.

5 comentários em “Quais cursos posso fazer para ser um profissional de RH

  1. Quais cursos posso fazer para ser um profissional de RH?

  2. Preciso ter curso de informática pra começar a fazer o curso de RH?

  3. Avatar photo
    Autor do site

    Oi, obrigada pelo comentário!

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Pop Up Image

Campanha A Catho resolve

X