Um evento começa muito antes da primeira palestra ter início e acaba muito depois da despedida. Para que tudo isso aconteça conforme o planejamento, é necessário um profissional por trás, o produtor de eventos.
Buscar parceiros, controlar o orçamento, negociar com fornecedores e liderar equipes são algumas de suas funções no dia a dia.
No post de hoje você vai descobrir tudo sobre esse profissional, que é cada vez mais importante para as empresas, e como acertar na contratação. Vamos lá?
O que faz um produtor de eventos
O produtor de eventos é o profissional responsável por seguir todo o planejamento e cronograma do evento, garantindo que tudo saia como o previsto.
Ele é o responsável também por liderar sua equipe para que todos os prazos sejam cumpridos e as metas com o evento atingidas.
Habilidades necessárias
Como qualquer profissão, certas características são importantes. Vamos conhecer agora as principais do produtor de eventos:
Comunicação
O produtor de eventos passa quase todas as suas horas se comunicando com alguém. Seja com um fornecedor, um parceiro ou com sua equipe.
A comunicação oral e escrita desse profissional deve ser impecável, pois é importante que tudo seja esclarecido e nenhum detalhe passe despercebido em uma ligação ou reunião.
Negociação
Além da comunicação, a negociação faz parte do dia a dia do produtor do evento. O profissional precisará negociar prazo de entregas e valores de materiais com fornecedores, horários de palestra com parceiros, fechar espaços para o evento, cachês e muito mais.
Estudar técnicas de negociação e entender na ponta da língua tudo o que o evento precisa, ajudará o profissional alcançar melhores resultados.
Organização
Um profissional desorganizado não conseguirá desempenhar o papel de produtor de eventos, por que há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e diversos detalhes que não podem ser esquecidos.
Imagina esquecer de contratar os equipamentos de som do evento? Ou colocar dois palestrantes no mesmo horário? São alguns pontos que não podem ser esquecidos e nem confundidos, que atrapalham diretamente no andamento do evento.
Adaptação
Problemas e mudanças de rotas são comuns em eventos por diversos motivos. O objetivo do evento pode ser alterado, o local reservado precisou ser alterado ou o convidado principal não pôde comparecer.
Ignorar o problema não faz parte de nenhuma solução, então o produtor de eventos deve saber lidar com esses contratempos e ter na manga ideias que rapidamente podem contornar essas situações.
Antenado ao mercado
Vivemos em um mundo de constante transformação, seja na forma como negócios são estabelecidos ou na forma como as pessoas se comportam.
Por isso, o profissional de eventos deve estar sempre antenado com o que está em alta e não perder nenhum movimento de mercado, se não ele poderá ficar para trás.
Conhecer e ser heavy user de tecnologias também é importante. Hoje, os eventos são de todos os tipos (presencial, híbrido ou online), então será comum o trabalho dentro de plataformas de evento ou conversas com profissionais de TI e tecnologia.
Trilha de carreira
Sobre a carreira do produtor de eventos, é comum e importante possuir uma graduação no seu currículo. Porém, os cursos são variados, sendo comum encontrar profissionais vindos das seguintes áreas:
- Graduação em Comunicação Social;
- Graduação em Turismo;
- Graduação em Publicidade e Propaganda;
- Graduação em Propaganda e Marketing;
- Graduação em Relações Públicas.
Interessante perceber que são áreas onde a comunicação, negociação e organização são muito fortes, reforçando que quem deseja seguir a carreira, não poderá fugir disso tudo.
É comum o produtor de eventos migrar de cargos como Auxiliar Administrativo, Assistente de Marketing ou até mesmo Vendedor, que são áreas correlatas e que dará boa experiência para os desafios seguintes.
Como trajetória, muitos se tornam Coordenadores de Eventos, com um grau de senioridade maior, enquanto outros migram para Analistas de Marketing ou Executivos de Conta.
Como contratar um produtor de eventos
Contratar um produtor de eventos não é diferente da contratação de um outro profissional para sua empresa. O que deve ser levado muito em consideração é a experiência e especialização que ele possui no mercado de trabalho.
Há diversos tipos de eventos, como corporativos, educacionais, culturais, de entretenimento, entre outros. Não é uma regra, mas contratar um profissional com experiência prévia no tipo de evento que a sua empresa pretende promover pode ser muito estratégico, principalmente se você está estruturando uma equipe do zero.