Neste primeiro dia da Feira do Empreendedor SEBRAE, maior evento de empreendedorismo de São Paulo, que acontece de 22 a 25 de fevereiro com a entrada franca, o destaque foi voltado à Gestão Humana. A prática garante criar um ambiente onde as pessoas possam administrar o racional e o emocional em comum objetivo dentro das microempresas.
A Psicóloga e Master Coach Bianca Benassi apresentou a palestra “Gestão Humana: as pessoas como a solução para o seu negócio” e trouxe uma compilação dos principais problemas enfrentados pelas PMEs. De acordo com dados do SEBRAE, o índice de mortalidade das microempresas é de 27% no primeiro ano de fundação e 58% após o quinto ano. Segundo a psicóloga, esse número cresce porque os microempresários não procuram ou não sabem onde encontrar apoio para solucionar alguns conflitos no negócio.
“A maioria desses empresários abrem um negócio sem definir os papeis com seus sócios, essa visão não declarada e o poder não definido entre ambos, acarreta numa empresa onde mais de uma pessoa comanda, todo mundo fica patinando e quem paga o pato é o cliente”, explica Bianca.
Outra vertente abordada mais cedo pelo Diretor de Comunicação e Produções Culturais, Tarcísio Oliveira, é a força que o dom da palavra exerce sobre as relações pessoais. “Se você quer entrar num cenário competitivo como o de hoje, é extremamente necessário aprimorar o diálogo e saber argumentar. O ser humano precisa sentir a verdade no que o outro diz para, então, agir sobre”, afirmou, na palestra “O Poder da Argumentação.
Sustentabilidade também é preocupação das PMEs
O Advogado e Especialista em Gestão para a Sustentabilidade, Rafael Antonelli Marcos, apresentou o tema “Sustentabilidade: como desenvolver e manter-se num cenário de evolução”, e mostrou que há um movimento muito grande de adesão por parte dos profissionais empreendedores na preocupação com a responsabilidade social.
“Se você garante que sua marca é sustentável, sua credibilidade aumenta perante ao mercado,e bastam atitudes pequenas, como organizar a coleta do lixo no condomínio que seu negócio está localizado. Hoje é preciso de pouco pra chegar no que um microempreendedor pode alcançar em termos de sustentabilidade”, esclarece.
Empreendedorismo na Internet
Outro assunto que tomou a atenção dos visitantes da feira foi o empreendedorismo na Internet. A primeira palestra sobre o tema, apresentada por Odailton Filipino, é uma grande oportunidade para quem quer se aventurar no ramo dos negócios. O palestrante afirmou que o e-commerce chegará a 14 bilhões de faturamento em 2014 e, ainda, que a internet continua sendo a bola da vez.
No mesmo raciocínio, Luis Roberto Carnier falou sobre a capacidade de empreendedorismo de cada ser humano. Ele explica que existem pessoas que gostam de ganhar dinheiro e outras gostam de gastar o dinheiro, sendo este o grande diferencial de sucesso no ramo dos negócios.
Ele ainda debateu a inovação como diferencial de negócio, mostrando exemplos claros de ideias inteligentes contrastadas com as repetições vistas na TV, publicidade e outros meios de comunicação. Além disso, ele mostrou o case da IBM, que possui um projeto com supermercados para inserção de chips em todos produtos e o cadastro do cartão de crédito do consumidor direto no sistema, para otimização das compras e minimização das filas do caixa de pagamento.
Carnier mostrou dados reflexivos sobre os trabalhadores atualmente, sendo que da faixa de 25 a 60 anos, 3% das pessoas se aposentam com dignidade, 8% mesmo aposentados ainda trabalham para se manter e apenas 1% pode se considerar rico.
Catho Empresas na Feira do Empreendedor
Presente na feira durante todos os dias do evento, a Catho Empresas tem o compromisso de alicerçar os microempresários na gestão de pessoas. Ao longo dos dias, consultores estarão disponíveis para sanar dúvidas sobre recrutamento e apresentar pacotes de soluções para as PMEs.
A Feira do Empreendedor irá até o dia 25 de fevereiro, não deixe de comparecer. O evento é gratuito e para mais informações, acesse o site do evento.