Sabemos que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à competência e à responsabilidade dos profissionais que nela trabalham. Por isso, muitas companhias não poupam esforços ao oferecer vantagens para reter os talentos e atrair os melhores profissionais para o seu quadro de colaboradores. Uma equipe satisfeita é sinônimo de maior produtividade e melhor prestação de serviço, ou seja, tem maior chance de êxito nos negócios.
Em um cenário oposto, profissionais descontentes estão mais propensos a pedir demissão, e uma alta rotatividade é prejudicial para empresa em muitos aspectos. Para manter e conquistar os melhores profissionais, as organizações têm adotado as estratégias de EVP.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais componentes, as vantagens e como definir essa estratégia com políticas de benefícios que vão ajudar a sua empresa. Continue a leitura!
O que é Employee Value Proposition (EVP)?
A sigla EVP refere-se a Employee Value Proposition, que significa proposta de valor ao empregado. A ideia se apoia na disposição em oferecer vantagens aos colaboradores de uma empresa, com a finalidade de reter os talentos e atrair profissionais de destaque.
É uma estratégia para cativar a mão de obra qualificada que atende às necessidades da companhia. Ao tornar uma empresa atrativa para os profissionais, o EVP agrega valor a ela e à marca.
Quais são os principais componentes do EVP?
As estratégias de EVP devem contemplar elementos que engajem, motivem, atraiam e retenham os colaboradores. Por isso, eles precisam incorporar vantagens que se constituem em recompensas contratuais, de boas vivências ou, até mesmo, por boas experiências emocionais.
Dentro das possibilidades, destacamos as vantagens relacionadas aos valores humanos e familiares, bom relacionamento com a liderança, clima e cultura organizacional favoráveis, possibilidade de crescimento na empresa por meio de planejamento de carreira, além de salários atrativos. Os benefícios oferecidos variam de empresa para empresa e não se limitam ao dinheiro. Alguns componentes podem fazer a diferença e garantir um excelente EVP para a sua empresa. Listamos, a seguir, os principais. Confira!
Recompensas
As recompensas dizem respeito ao recebimento de algo em troca e, geralmente, estão vinculadas às premiações, ao reconhecimento e à remuneração. Benefícios como planos de saúde, auxílio-alimentação e convênios de vantagens com outras organizações comerciais e educacionais (como os casos de faculdade) também fazem parte desse componente e têm um papel importante.
Carreira
Este componente se refere às oportunidades de desenvolvimento dentro da companhia. A possibilidade de crescimento converte os investimentos em profissionais mais engajados que buscam melhores resultados. Afinal, quanto maior o destaque, maior é a possibilidade de crescimento. Para que as oportunidades sejam um EVP, é preciso um bom planejamento de carreira. Elas podem ter vários formatos, a depender do perfil e da necessidade da empresa.
Clima organizacional
O clima organizacional é de extrema importância para que o colaborador queira permanecer no local de trabalho e se sinta valorizado. O bom relacionamento com os colegas e com os líderes, além de praticar valores e princípios que consideram o coletivo, asseguram um ambiente de trabalho tranquilo e sem desgaste com conflitos.
Investir e capacitação de gestão de conflitos é uma opção a ser considerada para ajudar na manutenção do clima organizacional ideal. Um ambiente laboral saudável colabora para um melhor trabalho em equipe.
Quais são os passos para definir um EVP?
Para produzir um EVP, é preciso planejamento, afinal, existe um objetivo a ser atingido. Para a definição dos componentes selecionados, alguns pontos devem ser considerados.
Entrevista com colaboradores atuais e ex funcionários
Este é um ponto de atenção. É preciso questionar quem faz ou fazia parte da empresa, o que da empresa atrai os colaboradores e o que os motiva ou motivou a fazer parte da companhia. Por meio dos relatos pessoais, é possível questionar e aprofundar todos os pontos. Deixe o colaborador à vontade para que as respostas sejam sinceras e auxiliem na coleta de informações.
Organização de grupos focais para percepção da marca
Caso não seja possível a realização de um levantamento junto aos funcionários sobre os atrativos da empresa, uma possibilidade é organizar grupos focais que analisem como a marca da empresa é percebida.
Observando essas informações, é possível identificar o que estrategicamente pode ser vinculado à marca para maior alcance. Para esse diagnóstico, é considerado o perfil da empresa e a forma como a marca é vista no mercado.
Monitoramento da organização em sites de avaliação do empregador
Uma boa alternativa é acompanhar as avaliações feitas sobre o empregador. O monitoramento das avaliações oferece informações preciosas sobre o que agrada e desagrada dentro da empresa. Dessa forma, a empresa pode organizar-se melhor para atender às demandas das estratégias EVP.
Análise do perfil do colaborador
As ações e intervenções realizadas na empresa precisam ter um objetivo, que vai depender do público-alvo. Isso quer dizer que, se a organização deseja preparar algo para o seu colaborador, ela deve considerar o seu perfil e as suas preferências. Sabendo disso, será mais fácil conquistar o colaborador ou talento pretendido com os benefícios interessantes para eles.
Orçamento
O valor disponível a ser destinado para um EVP deve entrar no planejamento, ou seja, é preciso planejamento financeiro. São feitos investimentos em capacitação e aperfeiçoamento, por exemplo, quando há a necessidade de desenvolver habilidades, seja para gerir melhor os conflitos no ambiente laboral, seja para preparar um funcionário para um plano de carreira.
É pertinente lembrar-se de algo importante: os investimentos precisam estar dentro da realidade da empresa. Como vimos, as intervenções de EVP não carecem, exclusivamente, de altos valores. Muitas outras ações que agreguem valor e reconhecimento podem ser utilizadas, de modo estratégico.
As empresas têm utilizado, cada vez mais, a EVP para se destacar no mercado e se fortalecer, ou, até mesmo, atrair os seus times de talento. Em um mercado mais competitivo, valorizar os colaboradores e criar estratégias para motivação e engajamento é uma realidade necessária. No entanto, como podemos constatar, as ações requerem planejamento e investimento, para que o melhor resultado seja alcançado.
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