Um dos grandes desafios das organizações no cenário corporativo atual é encontrar profissionais alinhados e que se adaptem a cultura e valores da empresa. As dificuldades em atrair e reter talentos provém de fatores como falta de plano de carreira, ausência de reconhecimento profissional e clima organizacional negativo.
Há um desencontro entre o que o mercado procura e a expectativa dos profissionais. Esta é uma questão que está muito ligado à tendência de um novo quadro de profissionais: a chamada Geração Y. Além de um bom salário, esta nova leva de profissionais tem buscado também um propósito mais forte e um plano de carreira bem formatado. Essa identificação de valores é um grande desafio das empresas, que vem adotando novas práticas de mercado a fim de reter os melhores talentos.
De acordo com Ricardo Barcelos, general manager da Havik, consultoria de recrutamento e desenvolvimento de talentos, o mundo corporativo tem encontrado dificuldades em ser atrativo para estes profissionais pela característica mais burocrática que as organizações possuem. “É um geração que tem uma expectativa diferente no momento de buscar um emprego. Por outro lado, existe a empresa que possui uma cultura estabelecida e enraizada. Esse profissional que está buscando uma nova oportunidade, muitas vezes, encontra discursos diferentes da prática quando contratado”, aponta Barcelos.
Adaptação à cultura da empresa
A transparência em transmitir os valores é fator primordial desde o recrutamento dos profissionais – o processo seletivo deve ser assertivo para contratar, de fato, indivíduos mais aderentes à cultura da empresa. É preciso haver um trabalho forte neste sentido por parte das organizações, pois apesar de não existir uma corporação perfeita, se faz necessário transparecer quais são esses valores para que o profissional saiba onde vai se desenvolver. “Por querer conquistar espaço muito rápido, existem pessoas que não se adaptam e mudam rapidamente de emprego, diversas vezes. Isto é prejudicial até para a formação profissional, pois o funcionário não consegue se aprofundar e se specializar”, alerta Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.
Jovens profissionais querem se tornar líderes rapidamente, e um grande desafio das empresas é fazer com que sejam produtivos, porém controlando a ansiedade de acelerar a carreira.
Para atrair a geração Y é necessário existir um plano profissional muito claro. Outro recurso interessante é ter avaliações de desempenho transparentes, traçando objetivos e metas a fim de desenvolver os funcionários. “Atrair indivíduos da geração Y depende do reconhecimento e da valorização que a empresa dá. A comunicação entre as partes é fundamental para saber as expectativas de ambos”, indica Barbosa.
Barcelos completa e diz que “os custos frequentes com recrutamento e desenvolvimento de pessoas, e a desmotivação de profissionais não adaptados à cultura da empresa são alguns dos fatores prejudiciais quando se contrata pessoas não identificadas com os valores”.