Apesar dos cargos de liderança serem desejados por muitas pessoas, o papel de comandar uma equipe não é fácil. Dentre tantas funções no dia a dia de um líder, além de passar tarefas, delegar missões e gerenciar o ambiente, algo que preocupa bastante os gestores é o impacto positivo de sua liderança.
De que maneira transmitir uma influência positiva para que seus colegas de trabalho atuem com mais produtividade? E como ter uma liderança que inspira os outros?
O caminho para o aperfeiçoamento
Para se tornar um líder que inspira, é necessário dedicar tempo para se aperfeiçoar, aprender e construir um trabalho melhor. Nessa jornada, dedique-se a leitura de livros sobre gestão e liderança, extraia boas lições de cases de sucesso e aperfeiçoe suas técnicas com cursos e treinamentos focados nessa área em especial.
Outra dica importante é sempre conversar com outros gestores. Para isso, algo fundamental é ter uma boa rede de relacionamentos e networking. Dessa maneira você aprenderá mais e poderá colocar em prática as lições que precisa para se aperfeiçoar.
Além de todo esse desenvolvimento individual, existem também algumas dicas que podem ajudá-lo a inspirar sua equipe. Confira:
Tenha foco
Ter foco é mais do que um linguajar de autoajuda, é ser consciente dos objetivos da empresa e trabalhar para cumpri-los da melhor maneira. Por isso, estude as metas que seu trabalho deve conquistar e caminhe com sua equipe em direção a elas.
Como fazer isso? Tendo uma comunicação mais clara e eficiente, sabendo identificar os talentos e delegando as tarefas de maneira organizada. Dessa forma, você poderá colocar em prática todos os planos de ação. O importante aqui é fazer com que as pessoas entendam bem o propósito do trabalho e caminhar rumo ao cumprimento dos objetivos.
Seja motivado…
Ter motivação é algo importantíssimo se você quer se tornar um líder que inspira os outros. Para conquistar isso, acredite no seu trabalho e desenvolva melhor a sua inteligência emocional. Nossa estrutura emocional é formada por registros bons e ruins. Os bons vêm de lembranças marcantes e momentos de alegria, enquanto os ruins são feitas por memórias tristes e traumas.
Não saber usar a estrutura emocional ao seu favor pode trazer um impacto muito negativo na sua liderança. Por isso, aprenda a equilibrar seus pensamentos, enxergar criatividade e oportunidades nos momentos do cotidiano. Isso o motivará a ir além e inspirará os seus companheiros.
… E motive os colaboradores
Seja o maior incentivador da sua equipe. Demonstre que acredita no trabalho deles, que se importa com o esforço de cada um e que também está ali para ouvi-los. Criar boas expectativas também é algo importante a se fazer, pois deixa o ambiente muito mais harmônico.
Um recado importante: lembre-se de ser coerente com o seu trabalho. Não adianta ser motivador se você delega cada uma das tarefas para pessoas que não estão aptas a finalizá-las. Isso causará o efeito inverso: deixará sua equipe sobrecarregada e se sentindo incapaz. Portanto, equilíbrio é fundamental para fazer o fluxo de trabalho dar certo e inspirar os colaboradores!
Seja o primeiro a comentar em “Como ser um líder que inspira”