Contratar ou não contratar, eis a questão? Ter o timing para decidir o melhor momento para contratar ou não um novo funcionário nem sempre é uma habilidade dos gestores, até porque, por isso, o RH precisa ser capaz de fazê-lo refletir e ponderar junto com o gestor se a contratação deve mesmo acontecer, afina, com o cenário econômico atual, qualquer decisão que impacte o negócio deve ser muito bem analisada e planejada.
Uma contratação, no momento errado, é como investir na bolsa de valores justamente num dia de grande queda: não vai dar o retorno esperado e ainda vai queimar as fichas que poderiam ser investidas em alguma estratégia que realmente pudesse dar maior e melhor retorno à sua empresa. Na prática, ao considerar a possibilidade de uma nova contratação, a empresa deve avaliar a viabilidade dessa contratação sob vários aspectos, uma vez que, com a entrada de um novo funcionário, a empresa dando ou não bons resultados, terá custos fixos com os quais ela terá que arcar.
Pensando em auxiliar em empreendedores, gestores e profissionais de RH nesse momento, o mentor e coach de donos de pequenas e médias empresas e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do país, Marcus Marques, desenvolveu um teste com 10 perguntas que tem como objetivo ajudar a identificar a hora exata de contratar um novo funcionário, sem correr o risco de tomar uma decisão precipitada.
Checklist – Como reconhecer a hora exata de contratar um novo funcionário?
A seguir estão dez perguntas que o gestor, junto ao profissional de RH, deve responder para avaliar a real necessidade de contratar um profissional. Ele foi desenvolvido para funcionar como um checklist, em que cada resposta positiva corresponde a um ponto. Veja:
1. Sua empresa está estruturada financeiramente para aumentar o custo fixo da folha de pagamento?
O custo de contratação de um funcionário no Brasil pode ultrapassar os 60% do salário em questão, a depender do regime tributário da empresa.
2. Esse novo funcionário contribuirá para o crescimento efetivo do seu negócio?
A contratação de um novo funcionário deve fazer parte do objetivo estratégico da empresa e não apenas “apagar um incêndio” (quando você não está dando conta do volume de trabalho, por exemplo).
3. Existe uma demanda real e de longo prazo que justifique essa contratação?
Não dá para contratar alguém fixo e em tempo integral por causa de um aumento temporário da demanda dos clientes.
4. Você tem certeza de que essa necessidade empresarial está diretamente relacionada à contratação de um novo funcionário?
Pessoas + Processos = Resultados. Sua empresa precisa de mais um profissional ou os processos é que devem ser rearranjados (implantação de um novo software, reorganização da equipe etc.)?
5. Está claro para você quais são as habilidades e expertise que esse novo funcionário deve aportar na empresa?
Pontos a considerar: antes de pensar em contratar, é preciso ter claro o perfil profissional que agregaria valor para a empresa.
6. Você já considerou a hipótese de terceirizar essa demanda específica, buscando inteligência externa para resolver o problema?
Contar com uma ajuda pontual externa, além de ser muito mais barato, reduz dramaticamente o risco de uma contratação malfeita.
7. Essa nova contratação vai desenvolver um trabalho que você ou alguém da equipe não pode executar e/ou aprender?
É sempre tempo de desenvolver suas próprias habilidades e expertise, portanto vale sempre a pena considerar essa hipótese.
8. Você tem percebido problemas na qualidade da entrega e do atendimento de sua empresa que justifiquem a contratação?
Esse é um bom termômetro e é sempre bom ouvir o que os stakeholders têm a dizer sobre a qualidade de entrega e atendimento.
9. A estrutura física atual de sua empresa (espaço, mesa, computador) está preparada para receber esse novo funcionário?
É sempre importante lembrar que a contratação de um funcionário não representa aumento de custos apenas por seu salário e encargos. É preciso oferecer estrutura física adequada para receber este profissional.
10. Você já considerou e refletiu, de maneira aprofundada, sobre o que aconteceria em sua empresa se você não fizesse essa contratação?
Este é um bom exercício para entender se a não contratação seria realmente sentida pela empresa.
Resultados do checklist:
7 a 10 pontos: é hora de contratar
Se você deu check em pelo menos sete perguntas, significa que sua empresa está mesmo na hora de contratar um novo funcionário.
4 a 6 pontos: talvez ainda dê para esperar
Há algumas evidências claras de que sua empresa precisa de um novo funcionário, mas talvez ainda não seja a hora de optar por esse caminho.
0 a 3 pontos: busque alternativas
Não é necessário contratar alguém ainda. Sua empresa está em ascensão, mas ainda há alternativas melhores para suprir a demanda e é sempre bom poder contar com uma ajuda externa, não é mesmo?