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Cultura Organizacional

Como identificar um funcionário improdutivo?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 10/12/2022 | 
  • 3 min de leitura
Como identificar um funcionário improdutivo?

Formar uma equipe competente é fundamental para que uma empresa, independentemente do seu porte, alcance bons resultados. No entanto, é comum alguns funcionários apresentarem dificuldades de produtividade. Como o gestor pode identificar e corrigir esse problema?

Christian Barbosa, especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da TriadPSPara, listou 3 características que pode ajudar um gestor a identificar um profissional improdutivo:

  • Muitas desculpas e poucos resultados. As pessoas produtivas sempre dão um jeito de fazer as coisas acontecerem, enquanto as que não fazem procuram desculpas, culpam os outros ou, simplesmente, deixam passar.
  • Tendência a ser medroso. O funcionário improdutivo é muito medroso. Geralmente, ele justifica o fato de não ter feito determinado trabalho com inúmeros problemas ou dizendo que achou melhor fazer diferente. Na maioria das vezes, esse medo é um perfeccionismo, uma forma de não querer errar. Isso faz com que ele gaste mais tempo em uma tarefa e prejudique a sua produtividade.
  • Sempre faz hora extra. O profissional que não consegue realizar suas atividades no horário de expediente acaba fazendo hora extra. Se isso acontece com frequência, é importante que o gestor fique atento. Existe uma linha tênue entre a falta de horas e a falta de produtividade, e identificar essa diferença é difícil. O gestor pode fazer uma análise básica de quanto tempo levaria para realizar determinado trabalho, acrescentar mais 30% ao tempo total e avaliar se o profissional está dentro dessa linha base.

 

Mas, se o funcionário for improdutivo, o que o gestor pode fazer para resolver essa situação? Christian indica 3 ações:

  • Converse e estimule a melhora. Quando estiver claro quais pontos estão tornando o funcionário improdutivo, é importante chamá-lo para uma conversa e dar instruções para melhorar o desempenho dele. Nesse momento é importante transmitir confiança, delegar bem as tarefas e deixar claro como as coisas devem acontecer.
  • Ofereça um treinamento de produtividade. Um curso de produtividade mostrará ao funcionário como é possível tornar todas as tarefas viáveis e, consequentemente, resultará em uma melhora na execução diária.
  • Dê uma nova chance. Antes de desligar o profissional da equipe, vale uma, duas, até três conversas. o especialista chama isso de regra tríade da admissão e da demissão: quando a pessoa tem muitos problemas, dê três feedbacks. Caso isso não resolva, aí sim é hora de demitir. Essa é uma ação importante para não prejudicar os demais, pois, ao manter um funcionário que não apresenta resultados eficientes, o improdutivo é favorecido, enquanto os bons profissionais ficam desanimados.

 

Essas são apenas algumas dicas para avaliar o seu profissional e entender como é possível acabar com a improdutividade. Tudo para evitar que os demais sejam contaminados pelo baixo rendimento.

 

 

Catho
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