Para manter um ambiente de trabalho bom e saudável nas empresas a presença de um profissional de Saúde e Segurança do Trabalho é fundamental. É ele quem visa proteger e prevenir riscos e danos à vida e à saúde dos trabalhadores, por meio de ações de fiscalização, podendo assim proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.
Esse profissional é de extrema importância para as empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois sem a presença deles elas estariam expostas à doenças e acidentes que poderiam até mesmo colocar os colaboradores em riscos de vida.
Toda empresa que admite empregados tem como dever estabelecer as normas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) prevenindo os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Essas normas podem ser implantadas pela assessoria em saúde e segurança do trabalho.
Uma empresa que não contratar esse profissional pode ser multada pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego ou pela fiscalização do Ministério da Previdência Social. Isto vale para qualquer empresa, independente do risco ocupacional – seja ele maior ou menor.
Existe uma série de exames que devem ser feitos e que são muito importantes e precisos na empresas. Confira quais são eles:
Exame admissional: este exame é realizado na admissão do empregado. Caso o médico constate algum problema com a saúde do candidato, ele poderá dar um atestado inaptidão à função pretendida, orientando a empresa para um possível aproveitamento do candidato para outra função.
Exame periódico: o exame periódico é basicamente um acompanhamento do estado de saúde de cada trabalhador. Com a intenção de verificar algum tipo de sintoma em relação função do colaborador.
Exame por mudança de função: no caso de mudança de função, o colaborador deverá fazer um exame novamente, como se fosse um exame admissional para saber se ele está apto ao novo cargo.
Exame por retorno ao trabalho: em caso de retorno ao trabalho, por conta de afastamentos de doenças por mais de 30 dias, o trabalhador deverá ser encaminhado ao departamento médico de saúde para uma nova avaliação clínica.
Exame demissional: É realizado antes da rescisão e é indispensável para que seja feita a homologação.
O profissional da área da saúde e segurança do trabalho tem grande importância nas empresas, pois com o intuito de manter um ambiente saudável e seguros para todos, ele atua desde a entrada do colaborador até sua saída.
Seja o primeiro a comentar em “A importância do profissional de Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas”