Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Recrutamento e Seleção
  • /
  • Gestão da Inovação como diferencial de mercado
Compartilhe
Recrutamento e Seleção

Gestão da Inovação como diferencial de mercado

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/03/2021 | 
  • 4 min de leitura
Gestão da Inovação como diferencial de mercado

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • No cenário atual, preço e qualidade não são os fatores fundamentais que promovem a competitividade. Isso tornou-se questão de obrigação das companhias, e os consumidores, cada vez mais exigentes, esperam bons serviços e produtos. Hoje, o que faz a diferença é oferecer inovação, a fim de conquistar e fidelizar clientes.
    • Criatividade e inovação

No cenário atual, preço e qualidade não são os fatores fundamentais que promovem a competitividade. Isso tornou-se questão de obrigação das companhias, e os consumidores, cada vez mais exigentes, esperam bons serviços e produtos. Hoje, o que faz a diferença é oferecer inovação, a fim de conquistar e fidelizar clientes.

A gestão da inovação consiste em formular, implementar e gerenciar iniciativas de inovação que estejam alinhadas à realidade e aos propósitos da organização. Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da FIA-USP, levantou com mais de 600 ex-alunos, hoje executivos de grandes empresas, que uma das profissões mais promissoras até o ano de 2020 será o Diretor de Inovação, ou Chief Innovation Officer. Esse profissional terá a liberdade de caminhar pela empresa com a missão de identificar novas ideias e desenvolver a inovação para virar, de fato, um novo processo, produto ou serviço.

“A gestão da inovação precisa estar alinhada a todo o direcionamento estratégico, criando uma cultura para que ideias criativas aconteçam. A proatividade, e a tentativa e erro, por exemplo, são recursos dentro do processo criativo para que a inovação aconteça. Ouvir todos os profissionais envolvidos no processo empresarial é o diferencial”, opina Gláucia Zoldan, Gerente Adjunta da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional.

Criatividade e inovação

Se a liderança não tiver com foco na inovação é muito difícil que ideias inovadoras se disseminem na organização. Muitas vezes um funcionário tem uma grande ideia para otimizar tempo, custo, ou facilitar algum processo, mas se isso não for escutado pela empresa, não chegará a lugar algum. A preparação de gestores de todos os níveis abertos à inovação é fundamental, e a cultura organizacional deve desafiar seus profissionais o tempo todo.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

De acordo com Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, consultoria em gestão da inovação, o Google é uma empresa que estimula que todos dediquem tempo para projetos inovadores.  “Essa decisão depende do tipo de inovação a ser buscada. Se a empresa quer desenvolver uma nova droga para cura do câncer não vai adiantar muito envolver o pessoal da contabilidade. Por outro lado, muitas vezes as pessoas que estão fora do problema tem boas visões sobre o mesmo, que quem está dentro já não se permite mais a ter”, exemplifica.

Fazer gestão da inovação é ter um fluxo implementado que dê permissão para que os processos produtivos sejam avaliados a cada momento com relação ao custo-benefício e expectativa de clientes e colaboradores. Ela pode ser incorporada de pouco em pouco, no dia a dia da empresa. “Os projetos de inovação tem um alto grau de incerteza que só é reduzido fazendo um projeto piloto, uma simulação um experimento que possa reproduzir em menor escala e risco aquilo que a organização irá enfrentar no futuro”, conta Carlomagno.

É importante frisar que a criatividade isolada não dá resultado, pois não adianta um profissional tentar inventar o tempo todo, mas com ideias desassociadas do contexto da empresa e sem aplicabilidade.

 

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Recrutamento e Seleção

    Como entrevistar estagiário e selecionar o talento ideal para a empresa?

    Os responsáveis pelo processo seletivo dentro das empresas também precisam saber como entrevistar estagiário. Afinal, essa [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    O que o mercado procura? Reflexões de um recrutador para pequenas empresas

    Usar a experiência de outros empreendedores é a melhor forma de tomar boas decisões em sua marca. Especialmente quando se trata [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    Como encontrar talentos que compartilham dos valores da empresa?

    As diretrizes e crenças em que um negócio baseia seu propósito são importantes norteadores. Elas afetam desde a tomada de [...]
    03/03/2021 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.AceitarPolítica de cookies e privacidade