Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Recrutamento e Seleção
  • /
  • Como divulgar um negócio com pouco investimento?
Compartilhe
Recrutamento e Seleção

Como divulgar um negócio com pouco investimento?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 10/12/2022 | 
  • 4 min de leitura
Como divulgar um negócio com pouco investimento?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • Existe divulgação gratuita?
  • Presença Digital?

Para muitas pequenas e microempresas a divulgação é fundamental para o sucesso, porém o investimento destas ações pode ter preços altos, mas há formas de divulgar com pouco investimento mesmo em negócios de pequeno porte.

Anúncios televisivos ou em revistas necessitam de grande verba destinada à propaganda, mas nem sempre esta é a melhor e mais adequada maneira de fazer sua organização ser vista, é preciso de planejamento.

Antes de tudo é necessário entender qual público deve ser impactado e como isso reverterá em conhecimento para o seu empreendimento. É preciso ter visão de mercado, entender que cada organização possui seus públicos estratégicos, por isso, é necessário adequar o tom de voz. Para isso, indica-se um estudo de mercado, conhecer o que os concorrentes diretos estão fazendo para ajudar nesta etapa.

Existe divulgação gratuita?

Existe! Pode-se citar vários exemplos de divulgações gratuitas, mas a mais importante e eficaz é: faça dos seus clientes seus divulgadores. Atenda com excelência e entregue produtos e serviços de boa qualidade e seus clientes recomendarão e divulgarão sua marca espontaneamente.

Pequenas e microempresas normalmente não possuem uma grande cartela de clientes e isso pode ser vantajoso, afinal é possível investir em um atendimento personalizado que fidelize e atraia os clientes.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Fazer parcerias também pode ser uma excelente maneira de divulgar gratuitamente. Pense onde o seu público alvo está e quem pode possuir contato com eles. Quando souber estas informações tente parcerias. Fornecedores, outras organizações, qualquer caminho que o leve ao seu cliente pode ser uma boa opção de parceria.

Lembre-se que para que a parceria seja gratuita, normalmente você também divulgará a marca do parceiro, é preciso estudar e entender se vale ou não vincular a sua marca a qualquer outra instituição.

Presença Digital?

Segundo Eric Santos especialista de marketing em entrevista para Exame, o uso de mídias sociais diversas ainda está em alta e é uma forte tendência para empresas de todos os portes e segmentos, mas é preciso ser cauteloso. Não adianta ter um perfil em todas as redes sociais se não há maneiras de administrar estas páginas e interagir com os seguidores.

Para ter sucesso com ações de presença digital é preciso planejar estratégias que incentivem a criação de vínculos e relações emocionais com o público alvo. É necessário entender que a internet é um lugar comum a todos, por isso, deve-se estar preparado para qualquer tipo de opinião e a maneira com que se lida com críticas, elogios e sugestões é importante para a visibilidade neste espaço.

Com pouco investimento é possível patrocinar alguns posts em redes sociais diversas, fazer links patrocinados, comprar conteúdos sobre o seu setor de atuação entre outras ações. Há outras ações que são eficientes em redes sociais e que não precisam de investimento, como exemplo, pode-se citar postagens em horários de pico, todas as redes sociais possuem horário de pico e compartilhar conteúdo nestes horários aumentam a visibilidade.

Invista também em um site bem estruturado, afinal, os sites ainda são uma das maiores fonte de visualização de uma organização no mundo digital. O projeto não precisa ser grandioso, mas invista em um design arrojado, conteúdo otimizado e descrição de todos os produtos e serviços.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Recrutamento e Seleção

    Como entrevistar estagiário e selecionar o talento ideal para a empresa?

    Os responsáveis pelo processo seletivo dentro das empresas também precisam saber como entrevistar estagiário. Afinal, essa [...]
    10/12/2022 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    O que o mercado procura? Reflexões de um recrutador para pequenas empresas

    Usar a experiência de outros empreendedores é a melhor forma de tomar boas decisões em sua marca. Especialmente quando se trata [...]
    10/12/2022 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    Como encontrar talentos que compartilham dos valores da empresa?

    As diretrizes e crenças em que um negócio baseia seu propósito são importantes norteadores. Elas afetam desde a tomada de [...]
    10/12/2022 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.