Para muitas pequenas e microempresas a divulgação é fundamental para o sucesso, porém o investimento destas ações pode ter preços altos, mas há formas de divulgar com pouco investimento mesmo em negócios de pequeno porte.
Anúncios televisivos ou em revistas necessitam de grande verba destinada à propaganda, mas nem sempre esta é a melhor e mais adequada maneira de fazer sua organização ser vista, é preciso de planejamento.
Antes de tudo é necessário entender qual público deve ser impactado e como isso reverterá em conhecimento para o seu empreendimento. É preciso ter visão de mercado, entender que cada organização possui seus públicos estratégicos, por isso, é necessário adequar o tom de voz. Para isso, indica-se um estudo de mercado, conhecer o que os concorrentes diretos estão fazendo para ajudar nesta etapa.
Existe divulgação gratuita?
Existe! Pode-se citar vários exemplos de divulgações gratuitas, mas a mais importante e eficaz é: faça dos seus clientes seus divulgadores. Atenda com excelência e entregue produtos e serviços de boa qualidade e seus clientes recomendarão e divulgarão sua marca espontaneamente.
Pequenas e microempresas normalmente não possuem uma grande cartela de clientes e isso pode ser vantajoso, afinal é possível investir em um atendimento personalizado que fidelize e atraia os clientes.
Fazer parcerias também pode ser uma excelente maneira de divulgar gratuitamente. Pense onde o seu público alvo está e quem pode possuir contato com eles. Quando souber estas informações tente parcerias. Fornecedores, outras organizações, qualquer caminho que o leve ao seu cliente pode ser uma boa opção de parceria.
Lembre-se que para que a parceria seja gratuita, normalmente você também divulgará a marca do parceiro, é preciso estudar e entender se vale ou não vincular a sua marca a qualquer outra instituição.
Presença Digital?
Segundo Eric Santos especialista de marketing em entrevista para Exame, o uso de mídias sociais diversas ainda está em alta e é uma forte tendência para empresas de todos os portes e segmentos, mas é preciso ser cauteloso. Não adianta ter um perfil em todas as redes sociais se não há maneiras de administrar estas páginas e interagir com os seguidores.
Para ter sucesso com ações de presença digital é preciso planejar estratégias que incentivem a criação de vínculos e relações emocionais com o público alvo. É necessário entender que a internet é um lugar comum a todos, por isso, deve-se estar preparado para qualquer tipo de opinião e a maneira com que se lida com críticas, elogios e sugestões é importante para a visibilidade neste espaço.
Com pouco investimento é possível patrocinar alguns posts em redes sociais diversas, fazer links patrocinados, comprar conteúdos sobre o seu setor de atuação entre outras ações. Há outras ações que são eficientes em redes sociais e que não precisam de investimento, como exemplo, pode-se citar postagens em horários de pico, todas as redes sociais possuem horário de pico e compartilhar conteúdo nestes horários aumentam a visibilidade.
Invista também em um site bem estruturado, afinal, os sites ainda são uma das maiores fonte de visualização de uma organização no mundo digital. O projeto não precisa ser grandioso, mas invista em um design arrojado, conteúdo otimizado e descrição de todos os produtos e serviços.