Para que os funcionários se sintam donos do negócio – e, assim, trabalhem com comprometimento e engajamento total – é preciso incentivar e reconhecer a participação deles dentro da empresa.
Incentivar os colaboradores a se envolverem mais nos negócios, contribuindo com ideias para o crescimento da empresa, é possível, mas para isso o gestor precisa estar atento às suas atitudes.
“Ele precisa incentivar os trabalhadores a trazerem ideias, mas também precisa abrir o coração para ouvi-las. Se o time trouxer ideias e sugestões e o gestor não tiver tempo ou interesse em dar a elas a devida atenção, eles não se sentirão motivados a continuar interagindo e nem terão o comportamento constante de participar da empresa como donos”, explica o empreendedor e palestrante, Vicente Sevilha.
E mesmo que nem todas as ideias podem ser colocadas em prática, todas devem ser ouvidas. “É aí que está a chave”, segundo Sevilha. “O líder deve sempre ouvir as sugestões e tentar colocar em prática, ainda que elas sejam ideias pequenas”.
Quer conhecer outras dicas que podem ajudar você a motivar os trabalhadores a colaborarem mais para o crescimento da sua PME? Assista ao vídeo da série Minuto Catho Empresas na sequência e veja as dicas do especialista.