Visando proporcionar um espaço para os participantes de um processo seletivo se conhecerem e desenvolverem elementos como trabalho em equipe, confiança, iniciativa e liderança, as dinâmicas de grupo demonstram de forma prática a importância dessas características para o dia a dia profissional.
E, quando a empresa investe em dinâmicas de grupo diferenciadas, os resultados são ainda mais profundos. Na sequência, conheça algumas opções.
Dando conselhos
Ideal para grupos grandes, esta é uma dinâmica que trabalha a adversidade e o inesperado. Divida o grupo entre “conselheiros” e “aconselhados”. Entregue a cada “conselheiro” um cartão com um diferente perfil de abordagem — autoritária, prestativa, direcional, sugestiva, difícil… Para o grupo dos “aconselhados”, distribua diferentes tópicos sobre os quais eles pediram ajuda.
Combine os membros de cada grupo entre si, formando duplas em que um pedirá um conselho ao outro. Após a tarefa, discutam em grupo os diferentes tipos de abordagem, destacando suas vantagens e desvantagens.
Troca de segredos
Um jeito diferente de trabalhar empatia e confiança! Recomendada para grupos de pelo menos 15 pessoas, essadinâmica precisa apenas de papel e caneta ou lápis para acontecer. Cada integrante do grupo deve escrever, em seu pedaço de papel e com uma letra disfarçada, um segredo que não se sentiria confortável para dividir oralmente com as outras pessoas do grupo. Quando todos tiverem feito isso, recolha os papéis e entregue um para cada integrante.
Cada um lerá seu novo papel, assumindo o segredo como se fosse seu — e, a partir daí, o grupo discutirá o que foi dito, tentando encontrar explicações e soluções sobre o segredo ou, simplesmente, discutindo-o. Ao assumirem para si a intimidade de outra pessoa e, depois, discuti-la em grupo, os participantes trabalham fortemente a empatia pelo outro e a confiança entre os colegas de trabalho.
Caça ao tesouro
Esta é uma brincadeira divertida e dinâmica para ajudar os integrantes do grupo a se conhecerem melhor. Ideal para grupos com cerca de 20 pessoas, a caça ao tesouro funciona da seguinte forma: você fará perguntas cuja resposta deve ser o nome de um dos integrantes do grupo.
Os integrantes do grupo terão que encontrar, nos outros, respostas a questionamentos como “quem já morou em outra cidade? ”, “quem nasceu em outro estado? ”, “quem tem olhos da mesma cor que os meus? ”, “quem tem a mesma idade que eu? ”, “quem tem um gato de estimação? ” etc. — a quantidade de perguntas dependerá do tamanho do grupo. O jogo pode ser feito oralmente ou por meio de um questionário de papel.
Hora da história
Para essa dinâmica, divida o grupo em equipes de 3 ou 4 integrantes. A cada equipe, entregue um papel com uma lista diferente de substantivos e verbos. A partir de suas listas, as equipes deverão escrever uma história — mas atenção, os substantivos e verbos devem aparecer, na história, na mesma ordem com que foram listados na folha. Essa atividade estimula o pensamento criativo e o trabalho em equipe.
Mural criativo
Quando um assunto como a sociedade atual ou o uso da tecnologia, por exemplo, for abordado na reunião, o mural criativo é uma forma interessante de “forçar” o grupo a pensar de forma diferenciada e em equipe. Divida o grupo em equipes de 4 pessoas e, para cada time, entregue uma cartolina.
Usando materiais como canetas, tinta e recortes de revista ou jornal, cada grupo deverá apresentar o tema proposto de forma criativa e lúdica, sempre prezando por uma linguagem acessível e pela beleza estética. Ao final, o grupo todo discutirá para decidir qual mural melhor representa o tema de forma criativa.
As dinâmicas de grupo sugeridas neste post são formas diferenciadas e eficientes de movimentar as reuniões e trabalhar qualidades importantes no dia a dia da empresa, como a confiança, a criatividade e o trabalho em equipe. Por meio delas, os funcionários e a empresa têm muito a ganhar.
Dinâmica para um comunicação assertiva
Isso mesmo, Franciely. A aomunicação assertiva é essencial para um bom clima organizacional 🙂