A diversidade é um tema que já não pode mais – e nem deve – ser deixado de lado pelas organizações. Apoiar a inclusão no universo corporativo significa respeitar e valorizar as diferenças e as pessoas e enriquecer culturalmente o ambiente de trabalho com as contribuições sociais que a pluralidade de características propiciam.
Para falar sobre a importância do incentivo à diversidade nas empresas, conversamos com a Cummins, que tem programas de diversidade de referência no mercado.
Carreira & Sucesso: Qual a importância da diversidade para as organizações?
Cummins – A Cummins é uma empresa que preza e pratica a diversidade, capaz de construir a cada dia um ambiente no qual todos os colaboradores convivam com a multiplicidade de perspectivas e formações em um local de trabalho culturalmente mais rico que reflita a sociedade na qual estamos inseridos. A diversidade é uma parte integrante dos principais valores da Cummins há mais de 40 anos; a empresa acredita que abraçar as diversas perspectivas de todas as pessoas e honrá-las com dignidade e respeito é fundamental para o desenvolvimento dos negócios e sucesso de uma companhia.
C&S: Como funcionam os programas de diversidade na Cummins?
Cummins – A diversidade para a Cummins não é um programa específico; está enraizado em todas as suas ações. É parte indissolúvel dos processos. Dentro das nossas iniciativas, vale destacar a estruturação do Comitê de Diversidade que reúne profissionais que possuem afinidade com os temas e querem debater ideias e ações sobre como tornar nosso ambiente de trabalho ainda mais diverso. Os temas que tratamos são Mulheres, Afro-Descendentes, Geração Y, LGBT e PCDs. Essa é uma estratégia adotada em várias fábricas da Cummins no mundo todo, na qual respeita-se sempre os valores da empresa, sua ética e as legislações específicas de cada país. Esses grupos também estão presentes no Brasil e contam com a participação diária e o engajamento de muitos colaboradores da companhia.
C&S: Quais os desafios de contratar pensando na diversidade?
Cummins – O primeiro passo é garantir que todos os gestores estejam preparados para liderar um time diverso. Pode parecer simples, mas se a empresa ainda não tem uma cultura inclusiva, o desempenho de cada líder gerenciando pessoas diversas pode variar, e comprometer o desempenho de um profissional. Não entender o que cada profissional precisa, seja em termos de estrutura, seja em termos de treinamentos específicos para desenvolver ainda mais determinadas habilidades, pode comprometer a performance de um colaborador com bastante potencial! Depois disso, é fundamental entender em quais fontes vamos buscar os candidatos, e nesse sentido, a ferramenta da Catho Empresas com os filtros por gênero, localidade, deficiência, têm nos ajudado muito. Ainda, na Cummins, como a Diversidade está no nosso DNA, assumimos que nossos gestores estão aptos a contratar e desenvolver pessoas diversas que encontramos e recomendamos para contratação em nossos processos, mas passamos por constantes sessões de treinamento e reciclagem.
C&S: Como foi a experiência de contratar este público?
Cummins – A experiência é sempre incrível! Agrega, inspira, e nos permite enxergar o mundo corporativo através de outros olhos. Nós aprendemos muito com a Diversidade na Cummins, e entendemos que pessoas diversas impulsionam os negócios e consequentemente os resultados.
C&S: Quais os maiores retornos que os programas de diversidade proporcionam?
Cummins – A partir das discussões com os grupos de Diversidade, a Cummins proporciona aos seus funcionários um ambiente colaborativo e de resultados mais consistentes. Pelo aspecto do colaborador, as pessoas vencem barreiras culturais a partir da troca de experiências com os demais membros dos grupos, incentivam a integração dentro e fora do ambiente de trabalho, quebram diversos “tabus” ao falarem sobre temas que são polêmicos e se sentem mais confiantes no ambiente de trabalho. A Cummins respeita e aceita cada indivíduo como ele é.
C&S: Um programa de diversidade é algo que pode ser implementado por empresas de todos os portes?
Cummins – Com certeza. Mas é fundamental que seja feito o trabalho de conscientização, de mudança de cultura. Na Cummins, nossos fundadores já acreditavam na diversidade como um valor há 100 anos quando a companhia foi criada. O compromisso com a diversidade foi reafirmada ao longo da história da Cummins. Portanto, trata-se de um trabalho que requer uma força multicultural e que pode sim ser implementado em qualquer ambiente corporativo.
C&S: Existem barreiras para implementar um programa de diversidade? Se sim, como é possível superá-las?
Cummins – Cada companhia tem sua cultura, mas o que podemos dizer com a história da Cummins é que estamos constantemente aprendendo com as barreiras que surgem em nosso dia a dia e com as ações para encontrar a melhor maneira de vencê-las objetivando o sucesso. Acreditamos que o diálogo aberto, o uso da Comunicação Interna de forma eficaz são ações que podem ajudar a empresa a superar estas barreiras.
C&S: Por fim, o que as empresas e os trabalhadores podem fazer para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo?
Cummins – É fundamental que, de alguma forma, colaboradores e empresa estejam comprometidos com a inclusão. As ações só terão sucesso se as pessoas se identificarem com a causa. Cada colaborador pode participar das ações que estejam melhor alinhadas com seus valores pessoais e as causas que apoiam, assim, a inclusão surgirá naturalmente.