7 formas de investir em qualidade de vida na empresa

7 formas de investir em qualidade de vida na empresa

Empresários e gestores já perceberam que a produtividade e os resultados gerais estão diretamente relacionados com a motivação, a satisfação e o bem-estar dos seus colaboradores. Por isso, a gestão de pessoas passou a fazer parte da estratégia corporativa por meio do planejamento e do desenvolvimento de ações que garantam a qualidade de vida dos profissionais. Assim, benefícios diferenciados e campanhas de incentivo estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é realizada em grupo, no próprio local de trabalho, com a finalidade de fortalecer a musculatura mais exigida durante a jornada e de prevenir problemas posturais e lesões. Desse modo, ela colabora para a saúde física e ainda reforça a integração entre os funcionários. Nesse caso, é preciso contar com um professor de educação física ou um terapeuta para orientar as equipes sobre a correta execução de cada exercício.

Programas de saúde

Os programas de saúde são ainda mais efetivos quando incluem também os familiares. Por meio de atividades, palestras, encontros e distribuição de brindes, é possível sensibilizar a todos sobre a importância do equilíbrio para uma vida saudável. Temas como uso de drogas, alcoolismo, depressão, obesidade e segurança no trabalho são importantes, considerando a atual realidade. Médicos, psicólogos e assistentes sociais são os profissionais mais indicados para conduzir esses programas.

Parcerias com assessorias esportivas e academias

Os benefícios corporativos também devem refletir a preocupação da empresa com a qualidade de vida de seus funcionários. Assim, parcerias com assessorias esportivas e academias são boas iniciativas, bem como a criação de equipes para a prática de corrida de rua, ciclismo e futebol, por exemplo.

Alimentação balanceada

Seguindo na questão dos benefícios, uma alimentação balanceada deve ser a base do cardápio para empresas que têm refeitórios internos. Nesse caso, nutricionistas podem ajudar na elaboração dos pratos. Para as empresas que não têm essa estrutura, a sugestão é criar parcerias com restaurantes que oferecerem opções mais saudáveis. Assim, os funcionários são encorajados a seguir uma dieta equilibrada.

Bolsas de estudo

A qualidade de vida também está relacionada ao conhecimento, ao aprendizado e às chances de crescimento e ascensão profissional. Por isso, as bolsas de estudo são uma importante iniciativa para fortalecer a motivação e o engajamento das equipes. Cursos de graduação, pós-graduação, especialização ou atualização podem estar entre as alternativas oferecidas.

Horário flexível

Considerando as diferentes realidades vividas pelos funcionários, o horário flexível é uma prática que pode favorecer muito a qualidade de vida. Os filhos pequenos, a faculdade ou o MBA são situações que colocam em risco a produtividade e o desempenho dos profissionais e, muitas vezes, essa flexibilidade é suficiente para alinhar as agendas e fazer com que o funcionário passe a apresentar uma melhor performance.

Home office

O trânsito caótico, a precariedade do transporte público e a falta de mobilidade são fatores que, diariamente, causam estresse, cansaço e irritação. Por isso, o home office tem conquistado cada vez mais espaço nas empresas. Assim, o funcionário pode gerenciar melhor o próprio tempo, sem prejudicar a qualidade do trabalho ou os prazos de entrega. Dessa forma, é possível incluir outras atividades no dia a dia, como o lazer e o convívio com a família.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos
Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal