Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Você sabe criticar?
Compartilhe
Cultura Organizacional

Você sabe criticar?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 02/12/2022 | 
  • 2 min de leitura
Você sabe criticar?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • A crítica deve ser colaborativa
    • Confira algumas dicas rápidas para criticar de melhor maneira:

Como já falamos por aqui, saber lidar com críticas é fundamental para um profissional, mas o outro lado da história também precisa tomar certos cuidados, afinal também é preciso saber criticar.

Para muitos gestores a crítica faz parte de seu trabalho, mesmo porque ele deve conduzir as atividades de sua equipe, mas é fundamental que estas críticas sejam bem elaboradas e não sirvam apenas como simples opinião.

Segundo Susanne Andrade, palestrante, escritora e  coach na área de desenvolvimento humano o primeiro cuidado deve ser estabelecer um vínculo de confiança. Além disso, para que uma crítica seja bem recebida ela deve partir de uma pessoa confiável e para isso quem critica deve ter convicção e poder de argumentação.

A crítica deve ser colaborativa

Uma crítica profissional é sempre melhor quando vem junto a uma solução ou sugestão de melhoria. Por isso, deve-se apresentar opções mais viáveis do que a apresentada. Vale ressaltar que uma crítica sem propósito pode ter o efeito contrário, desmotivando e bloqueando os profissionais inseridos neste contexto.

Susanne Andrade também comenta sobre os principais propósitos que devem ser levados em consideração na hora de julgar ou avaliar atos e tarefas: “A intenção da crítica deve também ser levada em conta, pois o propósito deve ser o de colaborar para mudanças onde todos ganham. Outro ponto importante é exercitar a empatia, colocando-se no lugar de quem vai ouvir a crítica para que o conteúdo seja abordado de forma leve e cuidadosa, e o receptor sinta-se motivado a buscar fazer o diferente”.

Confira algumas dicas rápidas para criticar de melhor maneira:

  • Respeite a privacidade das pessoas ao efetuar as críticas.
  • Fale em tom de conselho e não de “bronca”.
  • Procure sugerir novos caminhos.
  • Se coloque no lugar das pessoas.
  • Seja claro, e fique à disposição para ajudar.
Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    02/12/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    02/12/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    02/12/2022 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.