A realidade do cenário econômico atual intimida quem está pensando em empreender ou quem já tem um negócio. Entretanto, apesar da crise, é possível gerir um negócio de sucesso e ainda crescer no mercado.
Quando se vive um momento de crise como este – com direito à instabilidade econômica, aumento de tributos e diminuição do crédito –, o empreendedor precisa se ajustar para conquistar e manter bons resultados e continuar crescendo.
Mas o que podemos esperar para aqueles que não desistem de seus objetivos, empreendem e estão à frente de empresas neste novo cenário?
Segundo Thais Barbosa, diretora comercial do Grupo Equipamed, o segredo é se ajustar e se transformar. “Aqueles empreendedores que não pensarem fora da caixa, que deixarem de investir na compreensão do negócio, no desenvolvimento de seus colaboradores, nas ferramentas e tecnologias para a empresa e na gestão de pessoas, com toda certeza não colherão resultados e muito menos sobreviverão a esta crise”, opina.
As empresas precisam de flexibilidade e criatividade para se adequar às constantes mudanças de cenário, e quem quer empreender e atuar neste cenário de mudanças precisa ser líder, ter resiliência, motivar a equipe, diversificar a oferta de produtos e atender melhor o consumidor.
“Esses pontos são a chave de sustentação do crescimento e precisam ser o foco. A visão generalista encobre as diferenças, é fundamental ser preciso e diferenciar nas análises do negócio para se tornar um empreendedor de sucesso”, completa a Thais.
O empreendedor/líder tem que demonstrar habilidades decisivas, como entregar resultados, gerir e motivar pessoas e saber como lidar em tempos de crise, sem deixar a “peteca” cair. Entretanto, fazer isso é um desafio e tanto.
E você, possui perfil empreendedor para sobreviver à crise? Assista a seguir a história de sucesso de Rosângela Lima, sócia-diretora da Ótica Golden Mix e descubra o segredo para ter espírito empreendedor.