Empreender parece a mais nova e fácil tendência do momento, mas será que todos podem e possuem perfil para empreender? Conversamos com Alan Pakes (especialista em empreendedorismo digital e fundador do CONAED | Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital) e ele opinou sobre o tema.
Segundo Pakes a minoria das pessoas possui perfil e competências para empreender. Em geral, as pessoas precisam ver para crer. O empreendedor tem que considerar o oposto. Ele precisa crer para ver. Ele precisa crer que sua ideia vai existir e vai dar certo.
Para empreender é preciso ter coragem, persistência e ousadia para construir algo que ainda não existe. Muitas vezes, o empreendedor é um ser solitário, pois as pessoas ao seu redor costumam não concordar com suas ideias. As pessoas só acreditam vendo.
Além disso, o empreendedor consegue vencer mesmo nadando contra a correnteza de opiniões contrárias. Isso é muito bom para o mundo, afinal, tudo ao nosso redor, um dia, foi apenas uma ideia que um empreendedor ousou em transformá-la em realidade.
Características essenciais de um empreendedor
Entre as características fundamentais para empreender destaca-se transformar ideais em realidade, assim como a persistência.
Negócios estão muito mais para andar na montanha-russa, com altos e baixos, do que para caminhada em terreno plano. O empreendedor precisa ser suficientemente persistente para chegar ao destino que se propõe, mesmo frente às adversidades. Caso contrário, não será bem-sucedido em seus negócios.
É importante notar que as características citadas necessárias para empreender são relativas à mentalidade. Isso porque, uma vez que se tem a mentalidade empreendedora preparada, as competências técnicas são relativamente muito mais fáceis de se conseguir através da prática e de alguns bons cursos de empreendedorismo existentes.