A área de Tecnologia da Informação (TI) vem ganhando, cada vez mais, destaque no mercado brasileiro e investir nestes profissionais vêm sendo o foco de muitas empresas.
Para evitar que projetos fiquem pelo caminho e para garantir maior projeção de carreira para estes indivíduos, a área de Recursos Humanos está criando projetos focados nesta área.
Conversamos com Tatiana Lorenzi, Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da TIVIT, empresa brasileira com mais de 25 mil funcionários e que tem programas muito bem estruturados de RH com este foco.
O programa mais interessante é o Geração TI, focado em oportunidades para funcionários que estão no seu primeiro emprego. O projeto oferece capacitação para os que querem sair da área de Business Process Management (BPM) e entrar efetivamente no mercado de Tecnologia da Informação.
Além deste projeto, Tatiana contou sobre outros projetos, confira a conversa completa:
Conte sua trajetória de carreira até a diretoria de RH da TIVIT?
Iniciei minha carreira na Multiação, como psicóloga organizacional, e posteriormente assumi a gerência de RH na Softway, empresa que adquiriu a Multiação, sendo responsável por Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento e DRT.
Após dois anos, assumi a Superintendência de Pessoas, com todas as responsabilidades de RH, incluindo SESMT, Benefícios, Folha de Pagamento e Desenvolvimento Organizacional.
Ingressei na TIVIT em 2007, responsável pela Gerência Geral de RH da unidade da empresa em Florianópolis, passando pelo cargo de Desenvolvimento Organizacional Corporativo, e alcançando em 2011 a Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Companhia.
Sou formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tenho dois MBAs, um em Gestão de Relacionamento com o Cliente no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), e um em Gestão Estratégica de Recursos Humanos concluído na Fundação Instituto de Administração (FIA).
O que seria o Programa Geração TI? Qual é a finalidade deste projeto?
O Geração TI foi criado visando o desenvolvimento dos nossos talentos internos, com o objetivo de valorizar e dar oportunidade de capacitação e crescimento aos nossos colaboradores interessados em ingressar no mercado de Tecnologia da Informação.
Periodicamente, o programa abre turmas para os colaboradores que buscam expandir seus conhecimentos e potencial de carreira. Os aprovados têm a oportunidade de migrar para nossa linha de serviços de Gestão de Tecnologia. A contrapartida para a TIVIT é que, em tempos de escassez de mão de obra em TI, temos a capacidade de identificar talentos, prepará-los internamente e retê-los.
É gratificante observar que a inscrição voluntária é crescente a cada ano e que cada vez mais esses jovens profissionais buscam oportunidades e as encontram no Geração TI.
Como funciona o programa de gestão sucessora da TIVIT (POC)? Qual o objetivo da empresa em investir nestes profissionais?
O Plano de Orientação de Carreira (POC) é uma das nossas iniciativas de maior sucesso e, desde seu início há um ano, a TIVIT está mais fortemente estruturada para dar suporte às necessidades das pessoas chaves da companhia.
O objetivo do programa é preparar nossos profissionais para diferentes níveis de sucessão, dando continuidade à liderança. O grande diferencial é que desenvolvemos o POC em sintonia perfeita com a nossa estratégia de negócio, o que nos permite flexibilidade e constante evolução.
Além destes programas, quais são as principais ações da TIVIT em relação a plano de carreira?
A área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da TIVIT tem uma série de iniciativas consolidadas focadas em gestão de pessoas. Temos quatro frentes de atuação, que visam estimular as melhores práticas, são: engajamento, desempenho, desenvolvimento e equipe.
Alguns de nossos programas atingem todos os colaboradores e outros são focados em diferentes níveis de evolução e aprendizado – de forma a contemplar a todos, no curto, médio e longo prazo.
Dentre estas ações, temos alguns processos bem estruturados que alavancam a carreira dos nossos profissionais e influenciam diretamente na retenção dos talentos, tais como: Gestão de Competências 360°, Nine Blocks e os programas de Educação Corporativa, em destaque o programa da capacitação do primeiro pipeline de liderança e academia para 100% dos líderes.
Qual é o perfil do RH da companhia?
Como uma empresa de mais de 25 mil colaboradores, o RH da TIVIT tem um perfil muito maduro e orientado para o negócio, no que diz respeito às iniciativas e programas vigentes.
A percepção da empresa é que a gestão de pessoas e a valorização dos nossos profissionais são fundamentais para atingirmos nossas metas. Esses resultados são construídos a cada dia, com o envolvimento da equipe nas iniciativas apresentadas.