A redução de custos e a otimização de processos operacionais para manter as empresas competitivas fazem parte da estratégia das organizações. Os chamados Centros de Serviços Compartilhados é um modelo de organização de processos, pelo qual uma área da empresa presta serviços, a partir de um mesmo ponto de atendimento, para várias unidades ou departamentos. O Catho Notícias foi conferir um congresso sobre este assunto.
O Shared Services Brasil está em sua 6ª edição e oferece aprendizagem para executivos de alto nível em serviços compartilhados. “O intuito é trazer empresas que já tenham o serviço de centos compartilhados maduro e empresas que estão passand pelo processo de implementação. É trazer diversos segmentos de empresa que possam buscar alternativas para consolidar os processos e reduzir custos”, conta Lariza Carrera, gerente de Conferências do IQPC (Internacional Quality & Productivity Center), organização idealizadora do evento.
Por meio de palestras e apresentações de casos práticos de executivos de grandes empresas como Totvs, Ambev e Bayer, o público participante pôde conferir as novas estratégias de serviços compartilhados do Brasil e do mundo. Juliano Godoy, gerente de Operação CSC da Ambev e palestrante do evento, relata que trouxa para sua apresentação os desafios para o futuro da empresa.
“Já possuimos o CSC desde 2001, passamos por vários estágios de maturidade e de integração, e agora estamos verificando oportunidades de negócio para agregar valor a companhia, principalmente por meio de uma escritóiro de projetos e processos”, observa.
O Shared Services Brasil também premiou os projetos que mais se destacaram no ano. Conversamos com os grandes vencedores. “Ao longo do tempo até agora, trazemos bastante coisa da companhia para a CSC, da parte de operação, agragando valor para a empresa e isso foi com que conquistássemos o prêmio de empresa ‘Best New’”, comenta Marcos Costa, superintendente CSC da ALL.
Já para Alexandre Aquino, gerente de Planejamentos da Vale, participar do prêmio foi uma forma de se comparar no mercado, e, caso conseguissem ganhar, seria uma forma de motivar o time da empresa e receber reconhcimento do mercado, aponstando que estão no caminho correto.