Por conta da enorme dificuldade em encontrar profissionais tecnicamente qualificados e alinhados naturalmente à cultura da empresa, a opção de formar e aperfeiçoar o time ainda tem sido a mais comum. Mas como criar ou aperfeiçoar um programa de idiomas em sua empresa?
O profissional de RH que atua na área de treinamento tem entre suas atribuições o planejamento de um programa de idiomas que traga resultado para o colaborador e o mais importante, o retorno do investimento feito pela empresa. Para isso ele deve escolher um fornecedor que atenda a demanda com qualidade e eficiência.
O programa de idiomas de uma empresa deve conter itens que esclareçam as regras sobre um eventual subsídio. Há empresas que pagam 100% do curso e do material, outras que pagam só o curso e outras que pagam uma parte do curso e o aluno/grupo paga o restante. Também é preciso estabelecer regras quanto a participação nas aulas e notas para definir o aumento ou a diminuição do subsídio.
Esclarecer sobre o número máximo de idiomas que o colaborador pode estudar na empresa também é importante. Se o curso for “in company” (na própria empresa), será preciso estabelecer o número mínimo de participantes em cada grupo para o curso não correr o risco de ser interrompido após a desistência de um aluno. E por fim definir o período de subvenção para cada funcionário, o fornecedor e se o programa incluirá apenas aulas presenciais no Brasil ou intercâmbios no exterior.
Cabe ao profissional de Recursos Humanos de cada empresa definir os objetivos, critérios de elegibilidade, política interna, e os fornecedores. Depois, começa o trabalho: alinhar tudo com escola e funcionários e acompanhar resultados. Só assim este investimento não se torna um mero benefício e passa a trazer resultados concretos.
Conversamos com as sócias-diretoras da Companhia de Idiomas e autoras do “Guia Corporativo: Programa de Idiomas”, Lígia Velozo Crispino e Rosangela Souza, sobre o material que elas produziram sobre o tema para os profissionais de RH.
Confira a conversa abaixo:
Para que serve o Guia e para quem é indicado?
O Guia é uma orientação para empresas e profissionais de RH conseguirem implantar com sucesso um programa de idiomas. Escrevemos o Guia com base em nossa experiência e no know-how que adquirimos em 23 anos de atuação no mercado de idiomas. A parceria com a Livraria Cultura possibilitou que toda essa experiência se transformasse em um guia prático e acessível.
Na visão de vocês, qual é a maior dificuldade na implementação de um programa de idiomas nas empresas?
Existem vários fatores que dificultam o programa. Podemos citar alguns como, adequar o curso de idioma na realidade do colaborador, pois, é impossível exigir resultado de uma pessoa que vive viajando pela empresa e com a agenda lotada de reuniões semanais. Se colocarmos a pessoa no programa, devemos estruturar um programa que vá, de fato, ajuda-la a absorver o conteúdo. Isso é possível com disciplina do aluno e com a compreensão da empresa. Outro fator importante é utilizar as inúmeras ferramentas digitais disponíveis hoje em dia.
Existem várias possibilidades de ensino a distância, mas, o grande erro é possibilitar uma única opção para o aluno. Por exemplo, somente curso online ou presencial, o grande diferencial é saber mesclar as duas possibilidades após traçar o perfil do aluno, sua personalidade de aprendizagem e disponibilidade semanal.
Mas acreditamos que a principal dificuldade é o profissional de treinamento não identificar anteriormente, qual é a afinidade do colaborador com o idioma a ser estudado. É fundamental traçar os perfis para aplicar o método correto e que vá ajudar a desenvolver em curto prazo o idioma.
O que o leitor do guia receberá de ajuda?
No Guia traçamos o passo a passo de um planejamento de implementação de programas de idiomas, desde a escolha do fornecedor, do método que será aplicado, as maneiras de acompanhar os resultados, entre outros detalhes.
O lançamento oficial do Guia Corporativo acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, dia 19 de março, quarta-feira, às 18 horas.
Serviço:
Lançamento do Guia Corporativo: Programa de Idiomas
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073
Dia: 19 de março
Horário: 18 horas
Autoras: Lígia Crispino e Rosangela Souza
Preço: R$ 20,00
Páginas: 46