Muitas organizações integram seu departamento de comunicação ao RH, afinal estas áreas ficam mais estratégicas quando trabalham em conjunto.
O RH é responsável por todos os trâmites de gestão de pessoas e a comunicação é fundamental para estes e outros objetivos, visto que faz parte de toda e qualquer organização cabe a cada instituição estruturá-la ou não.
O profissional de RH deve estar inteirado as estratégias de comunicação institucional, tendo consciência que as ações de ambas as áreas impactam públicos em comum, o que salienta a importância de um trabalho integrado.
A comunicação institucional está ligada aos aspectos que expõe o lado público das organizações, construindo uma personalidade organizacional que busca atingir objetivos estratégicos. Para isso, realizam-se ações direcionadas a informar seus públicos sobre a organização como um todo.
A comunicação institucional é formada por subáreas que juntas formatam uma comunicação que posiciona a organização como sujeito institucional perante seus públicos. Nem sempre esta divisão é feita de maneira linear, visto que profissionais podem desempenhar uma ou mais funções dentro das organizações.
Para que os profissionais de RH estejam preparados para trabalhar em equipe com a área de comunicação e/ou marketing é preciso entender as principais subáreas deste campo e alguns conceitos importantes. Confira na sequência uma breve explicação sobre alguns temas.
Relações Públicas
Planeja e executa ações para o gerenciamento da relação entre organização e seus públicos.
Jornalismo Empresarial
Trata-se de uma especialidade do jornalismo, transmite informações sobre a organização aos seus públicos.
Assessoria de Imprensa
Faz a mediação entre as organizações, seus públicos, a opinião publica e a sociedade, por meio da mídia impressa, eletrônica e internet.
Propaganda Institucional
Divulga realizações da organização, com o objetivo de fixação de um conceito institucional.
Identidade Corporativa
É a real personalidade da organização, o que ela realmente faz.
Marketing Social
Vincula-se às questões sociais, usa conceitos de marketing para promoção de ideias, causas e programas sociais.
Marketing Cultural
Relacionado à produção e patrocínio da cultura, valendo-se de conceitos de marketing.