Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Quer aumentar resultados na crise? Comunique!
Compartilhe
Cultura Organizacional

Quer aumentar resultados na crise? Comunique!

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 02/12/2022 | 
  • 4 min de leitura
Quer aumentar resultados na crise? Comunique!

O trabalho sem dúvida é uma das maiores preocupações dos brasileiros frente ao cenário de crise no país. A taxa de desemprego aumenta mês a mês e as relações de trabalho nas organizações tendem a ficar mais frágeis e confusas. A comunicação que deve humanizar cada vez mais estas relações deve ser a saída das corporações. Mas comunicar durante uma crise é um desafio, mas um desafio que deve ser encarado!

Antes de tudo, a comunicação organizacional deve repensar o seu papel, que deve ser de protagonista estratégico.  Colaboradores não devem ser enxergados apenas como aquele funcionário que fica entre 6 e 10 horas no ambiente de trabalho, é preciso pensar neles em período integral, pois o que acontece durante todo o dia muda a pessoa e consequentemente o profissional. Aliás, é preciso deixar claro que aquela ideia de um profissional que deve ser um dentro da empresa e outro fora, está errada, certo? Uma comunicação correta deve entender que as pessoas levam sim tudo o que ela é, sabe e sente para o ambiente corporativo.

O trabalho é um dos principais – se não o principal –  fator que faz com que uma pessoa tenha relações sociais, ou seja, está no topo das preocupações de um cidadão. Deve-se entender esta importância para comunicar de maneira correta, o certo é planejar e não sair agindo com ações que não dão certeza de retorno. Sim, em um cenário de cortes de custo os retornos devem ser certeiros. Vale lembrar que o retorno no âmbito comunicacional nem sempre é dinheiro no caixa. Se uma organização ainda não entendeu isso ela não conseguirá investir em comunicação estratégica.

A crise ”está” nos jornais, nas rádios, na TV, nas conversas em transportes públicos, nas mesas do bar e sim, dentro de toda e qualquer organização. O tema está sendo amplamente discutido e as organizações que normalmente preferem não comentar sobre o assunto precisam entrar na discussão.

Não adianta esconder o cenário da organização, quando se trata de seu ganha-pão o colaborador sempre está bem informado. Cortes, resultados, mudanças de estratégia, remanejamentos, parece o óbvio, mas comunique, é o melhor a se fazer.

A crise é para todos, por isso mesmo ela deve ser discutida. Os colaboradores podem e irão dar o seu melhor para proteger o seu trabalho e sua posição social, mas o grau de ajuda dependerá do quão informado este trabalhador está. Repensar em ações que cortem custos e maximize resultados pode ser muito mais proveitoso quando os colaboradores podem trazer suas ideias.

As novas relações de trabalho têm os colaboradores como polivalentes e faz com que eles estejam mais atrelados aos resultados das organizações, sejam cada vez mais responsáveis por seus processos de trabalho. Mas e aí? Como estes colaboradores podem atender à estas responsabilidades sem informações sobre o cenário da organização? Resta dúvidas que o diálogo é a saída?

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    02/12/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    02/12/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    02/12/2022 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.