Na intenção de diminuir a rotatividade e reter seus talentos, evitando perdê-los para a concorrência, muitas empresas estão buscando alternativas para garantir a satisfação e a felicidade do colaborador no ambiente de trabalho. Para isso, a maioria está investindo numa política estruturada de benefícios.
Nos dias de hoje, em que grande parte da mão de obra disponível não está qualificada, encontrar o profissional ideal exige bastante esforço. Assim, o cuidado em reter aqueles que já estão na companhia e são altamente capacitados se torna primordial.
Apesar disso, um levantamento realizado pelo Hay Group, entre novembro e dezembro de 2014, apontou que apenas 74% das 906 companhias brasileiras pesquisadas consideram a retenção um tema muito importante, e só 26% delas tem programas estruturados para isso.
Mais do que aumentar o salário, dar feedback e oferecer um plano de saúde ao colaborador, para garantir a retenção de talentos a empresa precisa criar programas de crescimento profissional sólidos e de benefícios que agreguem facilidades para seus profissionais.
“Infelizmente, alguns gestores de RH confundem motivação com alegria, crescimento profissional com aumento de salário e programa de benefícios com vale transporte e plano de saúde. Dessa forma, as empresas investem tempo e dinheiro de maneira errada tentando aumentar os números de satisfação da equipe e falhando miseravelmente nessa missão”, afirma Antônio Brigaton, sócio diretor da Company Group e fundador do Lincard, primeiro grêmio virtual do Brasil.
Segundo o especialista, se as empresas se dedicassem mais na formação dos funcionários, a rotatividade diminuiria. “Quando um colaborador sabe o que ele tem que melhorar para ser promovido e conhece o próximo passo que precisa dar na carreira, ele reconsidera as ofertas externas que recebe porque leva em conta o crescimento em longo prazo”, explica Brigaton.
Quer saber mais como reter talentos, potencializar a produtividade e aumentar os índices de satisfação da sua empresa? Assista a seguir as dicas do diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci, para fazer o colaborador se sentir satisfeito e valorizado dentro da empresa.
Seja o primeiro a comentar em “Quais benefícios oferecer aos funcionários?”