O sucesso de uma organização não depende exclusivamente de um bom produto ou de um alto capital. Cada vez mais a adequada gestão de pessoas e, por consequência, a valorização do capital humano corporativo estão reconhecidamente entre os principais investimentos das empresas, preocupadas com a qualidade de vida e a retenção de talentos como fatores que contribuem diretamente para o seu desenvolvimento.
A segunda edição do prêmio “150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas 2010”, patrocinada pela Catho Online, aconteceu no último dia 30 no auditório da Universidade Anhembi Morumbi e destacou as melhores práticas das organizações que abrangem cinco categorias: Liderança, Diversidade, Desenvolvimento de Carreira, Qualidade de Vida no Trabalho e Comunicação.
“Um prêmio desse porte representa um reconhecimento para as empresas. E esse reconhecimento é uma injeção de ânimo para as pessoas trocarem experiências e
saber o que as organizações estão fazendo e também se motivarem para desenvolver novos programas e ações que valorizem o ser humano e os profissionais em geral”, explica Reinaldo Passadori, apresentador da premiação.
De acordo com a Pesquisa da Catho Online “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, os novos desafios e a possibilidade de crescimento/reconhecimento dentro da organização são os principais fatores de motivação entre seus colaboradores, o que leva as empresas a pensarem cada vez mais em suas equipes e em como valorizá-las.
Para Alexandre Garret, idealizador do evento promovido pela Gestão & RH, cabe ao gestor de pessoas idealizar e colaborar com o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. “É por meio das práticas de RH que é possível juntar essas pessoas, transformar as empresas, atingir metas, cumprir com os valores e missão da empresa de forma muito mais humana e voltada para o ser integral, que não está voltado apenas para o trabalho, mas também para o espiritual, para a comunidade e para a família. Essa é a noção de gestão de pessoas”, afirma.
A premiação
Esta edição reuniu mais de 300 empresas de diversos setores e regiões do país e apresentou as dez melhores envolvendo todas as dimensões avaliadas na pesquisa. A grande vencedora foi a instituição Fleury Medicina e Saúde.
“Esse prêmio vai validar um trabalho que já começou há bastante tempo de integração das empresas e estruturação de práticas de gestão de pessoas, além do trabalho desenvolvido na área de educação com o desenvolvimento de líderes e com as competências”, comemora Juliana Taioli, executiva de RH da Fleury.
* Clique aqui para conhecer e se candidatar às vagas da Fleury Medicina e Saúde no site da Catho Online.