Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • PME: Valorize os canais de comunicação interna
Compartilhe
Cultura Organizacional

PME: Valorize os canais de comunicação interna

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/03/2021 | 
  • 3 min de leitura
PME: Valorize os canais de comunicação interna

Quando falamos de uma comunicação interna eficaz, estamos incluindo o uso de técnicas e estratégias de marketing para que a comunicação seja absorvida na velocidade e na intensidade necessárias para satisfazer os objetivos da empresa, e, sobretudo, de seus colaboradores.

Muitas organizações fazem investimentos significativos nos canais de comunicação interna, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os colaboradores e evitar que ruídos tomem conta dos corredores e comprometam o clima organizacional

Sendo assim, segundo a coach Carolina Lara Resende Couto, os maiores benefícios da comunicação interna são:

1. O alinhamento de expectativas entre a empresa e o colaborador: A empresa passa a se comunicar com os colaboradores de forma clara, expondo seus objetivos, as suas estratégias, e os resultados esperados ao longo de um período.

2. Estratégia de gestão de pessoas e motivação: Pessoas satisfeitas e bem informadas se sentem valorizadas e mais seguras. À medida que têm a informação, melhores são os seus pensamentos e, por consequência, suas ações serão mais assertivas.

3. A força da imagem: A forma com que a empresa se comunica com seu público interno e externo pode contribuir fortemente para a construção de sua imagem.  Além de reter talentos, pode ser uma fonte atrativa de novos profissionais. Para isso, a filosofia interior da empresa precisa ter um conceito forte, que represente o jeito de ser e de atender das pessoas.

4. Ponto de apoio em situações de mudanças: Quando a empresa está em processo de mudança (organizacional ou de produtos), a informação é a grande aliada para minimizar o cenário de insegurança.

5. Estratégia de feedback: Quando a empresa decide ouvir seus colaboradores, a informação ao invés de descer, faz o caminho inverso, partindo da base e chegando até o topo.

As relações baseadas na confiança e respeito entre empresa e colaborador tendem a criar um clima melhor de trabalho. Relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo positivos, impactam na qualidade e velocidade dos resultados para sua empresa.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    03/03/2021 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.