Quando falamos de uma comunicação interna eficaz, estamos incluindo o uso de técnicas e estratégias de marketing para que a comunicação seja absorvida na velocidade e na intensidade necessárias para satisfazer os objetivos da empresa, e, sobretudo, de seus colaboradores.
Muitas organizações fazem investimentos significativos nos canais de comunicação interna, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os colaboradores e evitar que ruídos tomem conta dos corredores e comprometam o clima organizacional
Sendo assim, segundo a coach Carolina Lara Resende Couto, os maiores benefícios da comunicação interna são:
1. O alinhamento de expectativas entre a empresa e o colaborador: A empresa passa a se comunicar com os colaboradores de forma clara, expondo seus objetivos, as suas estratégias, e os resultados esperados ao longo de um período.
2. Estratégia de gestão de pessoas e motivação: Pessoas satisfeitas e bem informadas se sentem valorizadas e mais seguras. À medida que têm a informação, melhores são os seus pensamentos e, por consequência, suas ações serão mais assertivas.
3. A força da imagem: A forma com que a empresa se comunica com seu público interno e externo pode contribuir fortemente para a construção de sua imagem. Além de reter talentos, pode ser uma fonte atrativa de novos profissionais. Para isso, a filosofia interior da empresa precisa ter um conceito forte, que represente o jeito de ser e de atender das pessoas.
4. Ponto de apoio em situações de mudanças: Quando a empresa está em processo de mudança (organizacional ou de produtos), a informação é a grande aliada para minimizar o cenário de insegurança.
5. Estratégia de feedback: Quando a empresa decide ouvir seus colaboradores, a informação ao invés de descer, faz o caminho inverso, partindo da base e chegando até o topo.
As relações baseadas na confiança e respeito entre empresa e colaborador tendem a criar um clima melhor de trabalho. Relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo positivos, impactam na qualidade e velocidade dos resultados para sua empresa.