Nas grandes empresas, a área de Recursos Humanos vem ocupando uma posição cada vez mais estratégica. De acordo com uma recente pesquisa da Cogni-MGR, empresa de treinamento e desenvolvimento empresarial, feita com 90 executivos de grandes corporações brasileiras, 76% responderam que a função do RH é o desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento para a modificação de comportamentos como forma de atingir melhores resultados pessoais e profissionais.
O lado comportamental foi bastante enfatizado no estudo, tanto que 60% dos respondentes apontaram que as principais dificuldades e desafios encontrados pelo RH das empresas estão ligados ao alinhamento de cultura, valores da empresa e à visão ampla do negócio e seus processos.
“É preciso que o líder saiba o que acontece com a mente de seus liderados para que haja o crescimento efetivo e sustentável das empresas”, cita Luiz Fernando Garcia, CEO da Cogni-MGR e responsável pela pesquisa.
Preocupação com desenvolvimento de colaboradores
O estudo mostrou também o que as empresas estão fazendo para aumentar a performance dos colaboradores dentro de um cenário difuso entre culturas e valores peculiares de cada um e níveis ainda baixos de autoconhecimento.
Foi questionado aos líderes quais são os principais recursos de desenvolvimento utilizados em suas organizações, a seguir:
- 63% – Coaching
- 59% – Dinâmica de Grupos
- 45% – Métodos de desenvolvimento do comportamento
- 33% – Aprendizagem do comportamento humano
- 30% – Desenvolvimento de competências para lidar com conflito
- 30% – Metodologia de autoconhecimento
“Pelos resultados que temos, em mais de dez anos de treinamento com empresários e presidentes, aqui está o ponto que queremos alertar: é necessário, para um melhor desenvolvimento dos funcionários, que estes três aspectos– aprendizagem do comportamento humano, metodologias de autoconhecimento e métodos de desenvolvimento de comportamento – sejam os primeiros”, afirma Luiz Fernando Garcia.