O Catho Notícias esteve presente em mais um ENCONTRHO. O tema dessa edição foi o papel do RH, sua evolução, tendências e desafios.
“Costumo dizer que os RHs foram mais deformados do que informados. Temos um problema de formação na carreira das pessoas que trabalham com RH e um evento desse tipo serve para as pessoas acordarem, discutirem sobre questões e agruras que cada um vive e como se posicionar nessa direção”, opina Marco Ornellas, palestrante.
O evento aconteceu na sede da ABTD e teve 2 horas de duração. Assuntos como o engajamento do RH nos negócios das organizações e ações estratégicas de recursos humanos foram discutidos entre o palestrante e os participantes do evento. “Amplia nosso conhecimento, faz a gente pensar diferente sobre nosso papel do RH e procurei trocar idéias com os colegas, o que eles passam e como é a vivência do dia a dia deles. Achei que valeu a pena!”, observa Marli Arruda, sócio-diretora da Face Nova RH.
O analista de treinamento Marcio Melo, da Mc Lane do Brasil, dá sua opinião e diz que os profissionais de RH estão passando por mudanças muito rápidas e as organizações cada vez mais precisam de agilidade para conseguir se tornar competitiva e se manter viva no mercado. “O assunto é muito relevante e os profissionais tem que estar atualizado, buscando conhecimentos em eventos”, diz Marcio. “O palestrante deu insights bem bacanas para que possamos desenvolver um trabalho bom dentro da área, mostrando que não importa só o lado humano, mas também o lado do negócio”, relata Jozy Machado, sócio-diretora da Zona8 consultoria.
Atualmente, o profissional de RH deve conhecer, ter a capacidade e a competência de gerir seu negócio. Outra exigência do mercado para o sucesso é fazer diagnósticos organizacionais e agir como parceiro na gestão de modo geral. Marco Ornellas fala que o profissional precisa mostrar para quê veio e a importância do papel dele. “No momento que conseguirmos inverter esse jogo, vai ter mais credibilidade porque vai valorizar sua opinião”, finaliza o palestrante.