Como construir uma marca engajadora? O tema é complexo para ser explicado em um artigo ou até para ter uma receita de bolo. Longe disso! Mas acredito que possamos seguir uma linha que facilite. Até aí tudo bem. O x da questão é entender como podemos chegar lá.
Compartilho com vocês os pontos que levantei depois de algumas leituras, estudos e também sendo testado na prática. É importante ter em mente algumas PREMISSAS para uma marca engajadora:
- Ter uma equipe focada e que seja a guardiã desta marca;
- Uma Plataforma de Marca bem desenhada e estruturada;
- Se posicionar na 3a onda do branding onde o ecossistema de valor anda junto com a relevância e não desgruda do propósito.
E os fatores são:
1. Clareza
Muito importante que a Plataforma de Marca seja bem elaborada onde visão, missão, valores, universo visual e universo verbal sejam de fácil entendimento, compartilhável e direcione o negócio para os objetivos de forma clara, não havendo em hipótese alguma dúvida sobre seu entendimento.
2. Identidade
Ter a preocupação em construir uma marca que seja única. Elementos, cores, tipografia, som, cheiro, tom de voz e propósito são alguns exemplos que ajudam a deixar a marca proprietária.
3. Comprometimento
Costumo dizer que a marca é líquida, ou seja, ela tem o poder de se espalhar e penetrar em todos os espaços = departamentos. É trabalhar uma crença compartilhada, pois se a marca pretende crescer precisa levar as pessoas com ela. Gerar um compromisso em toda a organização é o desafio.
4. Governança
Uma boa governança é a base para o crescimento sustentável do negócio. Competências e processos precisam estar muito bem definidos e alinhados, não esquecendo que a marca é um organismo vivo e que necessita de um cuidado constante, logo é fundamental ter uma equipe guardiã que será a responsável na gestão desta governança.
5. Preditiva
Como tudo está em constante e acelerada evolução, uma marca precisa ter habilidade em gerar previsões se antecipando e adaptando ao seu ecossistema.
6. Autenticidade
A marca é o que faz e fala, ou seja, como as pessoas consomem sua marca precisa estar alinhado com a forma como ela é comunicada. Não adiantará nada a marca ter valores e propósito bem definido se não se comportar como tal.
7. Consistência
Independente de quais são os pontos de contato e de impacto, a marca precisa manter a mesma consistência das mensagens respeitando seu universo verbal, universo visual…A marca é uma promessa e a falta de consistência significa a quebra desta promessa.
8. Presença
A marca é a forma de dar vida ao negócio. Sendo assim, é muito importante que ela se preocupe em se fazer presente nos momentos importantes da jornada do seu cliente.
As alavancas que são essenciais e ajudarão a acelerar este engajamento da marca, são:
- A mídia. Uma estratégia bem desenhada e alinhada para a divulgação da marca precisa estar nos planos. Não é só produto que se vende, marcas também!
- A internet e as redes sociais. Importante meio de dar voz e materializar toda a promessa da marca. São nas interações e nas conversas que o público terá a oportunidade de entender melhor quem é essa marca.
- As relações públicas. O trabalho de relações públicas (RP), é uma excelente oportunidade para fortalecer e disseminar sua marca. Procure mapear influenciadores e trace um plano de ação para se aproximar deles.
- As parcerias. Particularmente eu gosto e aposto muito nesta alavanca! Precisamos fomentar este tipo de iniciativa entre as empresas. Pode começar com uma troca de conteúdo e até uma troca de atributos com outras marcas, conhecido como co-branding, é uma estratégia interessante. Criando laços fortes, duradouros, sendo transparente e cumprindo com suas promessas o resultado não tem como ser outro além do sucesso!
Fiz a minha parte. Compartilhei. Agora é a sua vez!