É comum micro e pequenas empresas enfrentarem algum tipo de dificuldade no que diz respeito, principalmente, à gestão dos recursos mais importantes no negócio: o time e o dinheiro. Em grande parte das PMEs, não há processos e sistema fixos e o capital para investir em qualquer estrutura é relativamente baixo.
Para o fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, poucas PMEs sobrevivem por mais de 10 anos, e, por isso, elas precisam de apoio no processo de definição de metas, de indicadores de desempenho e resultados, e de aumento de faturamento, vendas e produtividade. “Elas também não contam com a ajuda das grandes consultorias, porque estas não as têm como foco principal. Portanto, esse mercado está carente de soluções rápidas e eficazes, adequadas ao budget e necessidades das pequenas e médias empresas”, ressalta o presidente.
Neste contexto, segundo Patrícia Atui, Business Coach da ActionCOACH, o coaching para PME leva os empresários a refletirem e planejarem os seus negócios, além de apresentar ferramentas e estratégias de gestão empresarial para a obtenção de melhores resultados, organização na empresa e qualidade de vida. A medida está ganhando força e vem trazendo bons resultados.
Patrícia esclarece que as PMEs, por serem menores, têm condições de realizar as mudanças necessárias com muito mais agilidade. Naturalmente, isso só é uma vantagem se a empresa souber o que mudar, como e por quê. E é aí que entra o trabalho de coaching.
“O projeto inicia com um pré-diagnóstico empresarial e envolve todas as áreas da empresa, para apurar a maturidade do negócio. Na próxima etapa, é realizado um alinhamento com os donos do negócio, para identificar oportunidades de alavancar os resultados financeiros e melhorias na estrutura organizacional. A partir daí, com base nas informações obtidas, é desenvolvido o planejamento da empresa, onde são estabelecidas metas, estratégias, ações, executores e prazos, que será acompanhado semanalmente pelo coach. Ao final, ele utilizará ferramentas comportamentais para manter o empresário responsável pela execução do plano”, explica a coach.
Qual é a hora de procurar o coaching?
A busca por um coach, na maioria das vezes, ocorre quando o empresário não consegue alcançar os resultados esperados, e a situação da empresa já está bem crítica.
Segundo a Business Coach, uma das características de um empreendedor de sucesso é a constante reeducação empresarial, portanto sempre poderá ser o momento de contratar um coach. Ela afirma que é importante ficar atento aos sinais de que o negócio vai mal:
- Quando se perde tempo pra organizar e tornar eficiente os processos da empresa toda semana;
- Quando se dedica mais tempo para o negócio do que gostaria, comprometendo a qualidade de vida e o bem estar da família;
- Quando se tem uma equipe que não trabalha de forma comprometida;
- Quando gostaria de crescer nos negócios ou diversificar os seus investimentos.