No dia 09 de novembro aconteceu o Summit Future of Work, promovido pela ADP. O evento reuniu grandes nomes do mercado e falou sobre a transformação digital das empresas, novo perfil de colaboradores e futuro do profissional de RH.
As novidades tecnológicas chegaram para ficar no mundo corporativo. Cada vez mais, o mercado passa a oferecer soluções que facilitam a execução das atividades e otimizam o tempo dos profissionais. Confira, por nota da ADP, como foi o Summit que discorreu ao redor dessas tendências:
“Profissionais do mercado, jornalistas e influenciadores reunidos no mesmo ambiente para uma troca de experiências e opiniões sobre o futuro do trabalho nas empresas brasileiras. A flexibilidade na rotina é importante? A empatia deve ser levada em consideração no momento de contratar? E o relacionamento entre colaboradores, mudou? Esse foi o resultado da 1ª edição do Summit da ADP, líder global de Gestão do Capital Humano.
Dentre os convidados da mesa estavam Luciana Calletti, CEO do LoveMondays; Oliver Kamakura, People Advisory Services da Ernest&Young; Deborah Abi-Saber, Gerente Nacional de Recursos Humanos da Red Bull; Mariane Guerra, VP de Recursos Humanos LatAm da ADP,Antônio Salvador, VP de Recursos Humanos do Grupo Pão de Açúcar e Silvia Bassi, Diretora Executiva e Publisher do IDG Now. Os profissionais foram mediados pelo Jornalista e Diretor do Catraca Livre, Gilberto Dimenstein.
Três temas guiaram o evento, no qual foi dividido em três blocos: o relacionamento de quatro gerações no mesmo ambiente de trabalho, people analytics e os desafios dos profissionais de RH. Os assuntos tiveram como base a pesquisa Future ofWork desenvolvida pela ADP Research Institute.
Destaques da discussão:
- 4 gerações: A chegada de colaboradores cada vez mais jovens, criativos e talentosos, que valorizam o uso de tecnologias dentro dos escritórios e que começam a empreender desde cedo pode ser vista como “diferente” para quem acumula anos de carreira, mas esse movimento já não é novidade no mercado. E essa mescla de gerações e experiências deve ser valorizada em ambientes de trabalho saudáveis, com espaços “abertos” que possibilitem a colaboração e que acolham diferentes profissionais que possam contribuirpara o crescimento das equipes. Segundo Luciana Calletti, 85% dos usuários do LoveMondays, plataforma de avaliação das empresas, têm até 35 anos. Essas pessoas são cada vez mais ativas no universo online e, além de esperar por ambientes de trabalho flexíveis, também levam, atualmente, muito de sua bagagem pessoal aos escritórios. Para Deborah Abi-Saber, da Red Bull, os jovens multitarefas – que começam o próprio negócio desde cedo – podem colaborar muito para as companhias com suas próprias experiências e com a possibilidade de serem “eles mesmos” no dia a dia.
- People analytics: E como a tecnologia pode contribuir para os profissionais de Recursos Humanos? O people analytics é uma base de dados que dentre outras funções, colabora (e muito!) para o entendimento de diferentes eventos dentro de uma empresa, além de também ajudar o RH a entender quem são seus colaboradores, cruzar informações etc. Segundo Mariane Guerra, da ADP, metade dos colaboradores da empresa faz parte da geração Millennial e o cruzamento de informações, tanto dessas pessoas no ambiente de trabalho quanto com aquelas disponíveis online, ajudam o RH a “gerar conclusões” sobre perfis cada vez mais imediatistas, que avaliam as empresas online e procuram por gratificação instantânea e companhias cada vez mais modernas. Antônio Salvador, do Grupo Pão de Açúcar, complementa que, a partir do people analytics, é possível “trocar informações, tomar decisões, compreender padrões de desligamento, e entender quem somos nós, tornar a transparência uma rotina nas empresas.”.
- RH, é hora de mudar: O mundo está em constante transformação, as empresas estão cada vez mais digitais e esse movimento não é diferente na área de Recursos Humanos que, segundo Mariane Guerra, “é parte importante dos negócios”. E esse papel vai além da contratação. Esses profissionais, atualmente, precisam procurar pelas pessoas certas, realizar intervenções na busca de maneiras para melhorar a contribuição de talentos que procuram pela flexibilização do trabalho, pela quebra de hierarquias, por um ambiente menos tradicional e mais colaborativo. O estímulo e o engajamento também colaboram para a retenção de funcionários, explora qualidades pessoais, e também atrai mais pessoas motivadas, que fazem o que gostam e gostam do que fazem.
Todos os vídeos do Summit estão disponíveis na página do facebook da ADP.”
Sobre a ADP
Tecnologia poderosa com um toque humano. Empresas de todos os tipos e tamanho ao redor do mundo confiam no software de cloud e nas percepções de especialistas da ADP para ajudar a desbloquear o potencial de seus funcionários. RH. Talento. Benefícios. Folha de Pagamento. Compliance. Trabalhamos juntos para construir uma força de trabalho melhor. Para mais informações, visite ADP.com.br