Visa anuncia Adrián Farina como diretor-executivo de Marketing
A Visa anunciou a contratação de Adrián Farina como diretor-executivo de Marketing para a região da América Latina e Caribe. Nessa posição, Farina será o responsável pela direção estratégica da marca Visa, pelas pesquisas de mercado, assim como pelo desenvolvimento e pela implementação das estratégias de marketing por produto, país e canal em toda a região.
Farina também comandará os esforços de marketing da Visa para dois dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O executivo possui mais de 18 anos de experiência em marketing na América Latina, atuando nas áreas de bens de consumo, fast food, serviços e varejo para empresas da região. Ao longo de sua carreira, Farina tem atuado tanto do lado do anunciante como do lado da agência.
Antes de ingressar na Visa, Farina liderou a expansão dos negócios da Saatchi & Saatchi X na América Latina, com a abertura de escritórios em diversos lugares, como Miami, México, Brasil e Argentina. Anteriormente, o executivo atuou por 10 anos na área de marketing da Procter & Gamble, tanto regional como localmente, na Argentina, Brasil, Chile e Venezuela. Sua experiência inclui também a Gestão de Marketing na Ripley, no Chile, e do departamento de Marketing da Pizza Hut, na Argentina.
Adrián Farina é graduado pela Universidade de Palermo (Argentina) e possui bacharelado em Marketing.
Rafael Perez assume a Supervisão de Novos Negócios na Goomark
A Goomark, agência referência na oferta de Comunicação e Marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), anuncia a contratação de Rafael Perez para atuar como Supervisor de Novos Negócios.
Com mais de 12 anos de experiência na área de vendas, atuou em grandes empresas como Gimba, Besni e C&A. Sua última empreitada foi na EnglishTown, maior escola de inglês do mundo e parceira da EF (Education First), onde ficou por 4 anos e gerenciou equipe de vendas que garantia um faturamento de 1 milhão de reais.
Com a contratação de Perez e de dois novos vendedores, a Goomark duplica o quadro de vendas neste fim de ano e se prepara para conquistar a meta de triplicar o faturamento, hoje de 1,5 milhão para 4,5 milhões em 2013.
O supervisor acredita que a implantação de um novo método é fundamental para aumentar as vendas e, principalmente, alavancar os negócios dos parceiros. “As metas para 2013 são grandiosas. Um novo sistema, juntamente com os pacotes diferenciados de comunicação, vai ajudar o vendedor a apresentar a melhor solução para o negócio de cada empresa. O objetivo é entender o sonho do empreendedor e ajudá-lo a crescer. Isto é, mudar a vida dos clientes por meio dos serviços da Goomark”, avalia Perez.
Flávio Rocha é o novo presidente do IDV
Flávio Rocha assumirá a presidência do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) em 1º de janeiro e comandará a entidade pelos próximos dois anos. O executivo substituirá Fernando de Castro, e será a segunda vez que assumirá o cargo; a primeira foi em 2004, ano em que o IDV foi criado.
Além de presidir o Grupo Guararapes, controlador da rede de lojas Riachuelo, Rocha é membro do Conselho Superior Estratégico da Indústria e do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, além de conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Também é vice-presidente da ABIT (Associação Brasileira das Indústrias Têxteis) e da Associação Comercial de São Paulo e foi deputado federal entre 1986 e 1994.
O IDV apoiou a decisão do governo de desonerar a folha de pagamento e reduzir o IPI para alguns setores da economia. Estas medidas melhoraram a competitividade da indústria e reduziram os custos de produtos, o que beneficiou o consumidor, permitindo maior desenvolvimento da atividade econômica. O corte de juros e o aumento do prazo para o pagamento das compras de materiais de construção adotados pela Caixa Econômica Federal para o programa Construcard, uma linha de financiamentos especialmente com esta finalidade, também ganharam o apoio do IDV, que havia pleiteado estas medidas com o objetivo de estimular o volume de negócios dos varejistas e da própria Caixa.
“Todas estas medidas criaram instrumentos de desenvolvimento econômico e mostraram a preocupação da nação brasileira e do governo em responder às necessidades do consumidor, com o barateamento do custo do crédito. O varejo tornou-se o modernizador dos hábitos de consumo desta nova classe. Muitos fatores contribuíram para que o varejo crescesse 4,1% em 2011, índice superior ao crescimento registrado pelo PIB, que foi de 2,7%. Um deles é que as empresas varejistas se prepararam para atender a esta demanda de consumo, o que acabou, por consequência, sendo elemento fundamental na geração de empregos”, analisa Castro.