Começou no sábado (20) a quinta edição de 2016 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP que ocorre até terça-feira (23), no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Reunindo diversos expositores a feira é mais uma chance para empreendedores fecharem negócios, se atualizarem com conteúdos diversos e para ficar por dentro das tendências e novidades do mundo empresarial.
Vale lembrar que quando falamos de empreendedor, não se trata apenas de pessoas que possuem negócios e empresas, mas de entusiastas de novas oportunidades, por isso, a feira é aberta a visitantes que se interessam em assuntos ligados ao tema e é uma ótima oportunidade de reciclar e adquirir conhecimento.
Na feira, o SEBRAE disponibiliza atendimento personalizado para empreendedores e futuros empresários, além de uma série de maneiras de sair da feira já como um empreendedor com a ajuda de expositores e demais parceiros.
Palestra Catho Empresas na Feira do Empreendedor
Atração e retenção de profissionais é o segundo maior desafio para desenvolvimento de PMEs, diz pesquisa da Catho
A atração e a retenção de profissionais estão entre os principais desafios para o crescimento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Catho, site líder de empregos do país, e foram apresentados em palestra da empresa na 5ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae.
Citado por 37% dos cerca de 400 entrevistados, o item atração e retenção de talentos fica atrás apenas dos altos tributos, que foram mencionados como o principal obstáculo para o desenvolvimento de PMEs em 51% das respostas.
Em palestra na Feira do Empreendedor, o diretor de marketing e parcerias da Catho, Luís Testa, explicou que o aumento do número de desempregados disponíveis no mercado de trabalho não deve facilitar a realidade das PMEs no que diz respeito à contratação de talentos.
“Antes, na hora em que decidia contratar, o empreendedor tinha a possibilidade de acessar tanto profissionais desempregados quanto aqueles que já tinham um emprego, mas procuravam uma evolução na carreira. Agora esse cenário mudou: diante do atual contexto econômico, quem está empregado dificilmente vai se aventurar em busca de outro trabalho e isso torna a busca por talentos mais delicada”, afirma Testa.